O que é uma fintech e 4 motivos para utilizá-las

Se você está cansado de lidar com burocracias dos bancos tradicionais, precisa saber o que é uma fintech. Ela tem revolucionado o modo de pessoas físicas e jurídicas lidarem com as finanças.

O que é uma fintech e 4 motivos para utilizá-las

Se você está cansado de lidar com burocracias dos bancos tradicionais, precisa saber o que é uma fintech. Ela tem revolucionado o modo de pessoas físicas e jurídicas lidarem com as finanças.

Basicamente, essa é uma empresa de tecnologia que oferece serviços financeiros para os seus clientes. O setor tem crescido bastante por fornecer soluções inovadores e facilitar a vida dos consumidores.

Quer saber mais sobre esse assunto e como uma fintech pode ajudar a sua empresa? Então, continue a leitura!

O que é uma fintech?

Em inglês, a palavra fintech é uma abreviação de Financial Technology, ou seja, tecnologia financeira.

Com o objetivo de descomplicar, esse tipo de empresa tem crescido e se destacado no mercado financeiro, cuja tecnologia é o seu maior diferencial.

Os clientes podem resolver todos os serviços financeiros direto do smartphone ou computador, sem precisar perder tempo indo para a agência. Aliás, muitas fintechs, inclusive, não têm um local físico para o atendimento.

Os produtos oferecidos são variados de acordo com o nicho selecionado pela empresa. Portanto, existem startups que focam em cartões de crédito, outras em investimentos e por aí vai.

Assim, enquanto os bancos oferecem diversos serviços e, muitas vezes, não têm a qualidade ideal em todos eles, a maioria das fintechs preferem se especializar em apenas um para garantir a satisfação do cliente.

Você quer exemplos práticos sobre o que é uma fintech? Então, confira a lista a seguir.

Fintech de pagamento on-line

Existem fintechs especializadas em facilitar o pagamento dos clientes. Desse modo, a sua empresa pode realizar pagamento por boleto, transferência bancária, cartão de débito e de crédito de modo rápido e simples.

Um exemplo desse tipo de fintech é a FitBank.

Fintech de controle financeiro

Para empreendedores, saber organizar as contas é fundamental para garantir a saúde das finanças do seu negócio. Então, vale a pena contar com fintechs de controle financeiro.

Elas permitem que as finanças sejam organizadas e integradas às contas, como a startup GuiaBolso, mais indicada para pessoas físicas.

Já em relação às jurídicas, uma ótima opção é a própria Keruak, que se revela como uma aliada na gestão financeira de pequenas e médias empresas. Você pode testar gratuitamente fazendo o cadastro no site.

Além disso, a Keruak também possibilita a emissão de notas fiscais e boletos ilimitados.

Ter um cartão de crédito sem burocracias agora é um sonho possível graças às fintechs especializadas nesse nicho.

Com elas, você não precisa pagar anuidade. Esse é o caso do Nubank, que tem se popularizado bastante. Os atendimentos e serviços são todos on-line, sem a necessidade de ir para agências.

No entanto, antes de usar os benefícios, é necessário fazer um cadastro e esperar pela aprovação.

Teste agora Keruak - Relatórios

Fintech de empréstimo on-line

Já pensou em solicitar um empréstimo sem etapas burocráticas? Isso acontece com as fintechs de empréstimo on-line, que fornecem crédito de um jeito bem diferente dos bancos tradicionais.

O MoneyMan, por exemplo, não exige que o cliente apresente comprovante de renda ou de residência, facilitando bastante o processo.

Ele ainda tem uma ferramenta que mostra o cálculo dos valores e prazos, para que, antes de solicitar o empréstimo, você veja as condições.

Fintech de investimento

Agora, você pode contar inclusive com fintechs de investimento. Como um empreendedor, é fundamental ter reservas de dinheiro e, para isso, realizar investimentos se torna necessário.

No entanto, com tantas opções no mercado, pode ser difícil fazer a escolha certa. Nesse caso, vale a pena contar com startups como o Yubb, que solicita dados como o quanto você quer investir e durante qual período.

A partir disso, ele mostra as melhores alternativas de acordo com o seu perfil.

Por que contar com as fintechs?

Após ver o que é uma fintech, você ainda tem dúvidas se deve começar a utilizar os serviços dessa modalidade de empresa? Então, confira a seguir os benefícios dela.

Especialização

Focando na experiência do usuário, as fintechs optam pela especificidade no modelo de negócios. Desse modo, cada startup tem uma pequena quantidade de serviços oferecidos.

E isso não é um problema, muito pelo contrário, pois ao concentrar os esforços em produtos específicos, é possível garantir um bom atendimento e alta qualidade dos serviços.

Com isso, os clientes ficam mais satisfeitos e sabem que podem recorrer à empresa sempre que precisarem, garantindo a fidelização da clientela.

Menos burocracia

Quem é dono de empresa sabe que os bancos são altamente burocráticos e atrapalham vários procedimentos financeiros no dia a dia. Por isso, as fintechs vieram para revolucionar e facilitar.

Assim, não existe a necessidade de separar documentos para entregar e esperar longas horas na fila de atendimento para ter o seu problema resolvido.

Todos os processos são rápidos e podem ser resolvidos sem que seja necessário sair de casa.

Soluções únicas

Geralmente, os serviços disponibilizados pelas fintechs surgem devido a uma demanda que não era devidamente atendida pelos bancos tradicionais, como cartão de crédito sem anuidade e empréstimo facilitado.

Dessa forma, as soluções são inéditas, graças à especialização dessas empresas que apresentam um grande volume de dados estruturado.

Com isso, por meio de intensa pesquisa, conseguem descobrir o que falta no mercado e suprir as necessidades dos clientes.

Foco na tecnologia

Como dissemos, o maior diferencial dessas startups está no uso da tecnologia como modo de resolver os problemas dos consumidores.

Nesse sentido, utiliza-se uma solução digital, sendo, geralmente, o principal canal de contato entre o cliente e a empresa.

Dessa forma, com processos modernos e otimização de recursos, essas empresas só tendem a crescer, contando com profissionais capacitados e ferramentas tecnológicas.

Isso permite que os clientes comecem a se sentir mais satisfeitos com as fintechs do que com os bancos tradicionais, que costumam ser muito burocráticos e demorados para resolver problemas simples.

Então, se você tem uma empresa e, por isso, lida frequentemente com serviços financeiros que são prejudicados pelo sistema antiquado dos bancos tradicionais, está na hora de mudar e começar a utilizar os benefícios dessas startups.

Aproveitar a tecnologia também significa ficar menos tempo em filas, precisar de menos documentos impressos, papéis etc. Nessa vertente, você já ouviu falar em Contabilidade Ambiental? Não deixe de conhecer essa tendência clicando aqui.

Teste agora Keruak - NF e Cobranças