Cobrança recorrente: 6 benefícios do modelo para sua empresa

Se você deseja melhorar o controle financeiro do seu negócio, o oferecimento da cobrança recorrente é uma boa solução.

Cobrança recorrente: 6 benefícios do modelo para sua empresa

A cada dia, os meios de pagamentos tornam-se mais eficazes e acessíveis. Eles podem ser feitos online em qualquer lugar do mundo e por qualquer pessoa. Nesse contexto, a  cobrança recorrente é um modelo em constante crescimento.

A praticidade é o principal motivo que leva os clientes a escolherem essa opção ao negociarem com as empresas o fornecimento de produtos ou serviços.

Por ser um modelo de pagamento contínuo e automático, ela poupa tempo dos clientes, mas também representa várias vantagens para as empresas, como veremos neste artigo.

Atualmente esse tipo de pagamento é oferecido por empresas de diferentes segmentos, não ficando restrito às prestadoras de serviços.

Se você está considerando oferecer esta possibilidade aos seus clientes, leia os próximos tópicos e entenda como a cobrança recorrente funciona e quais são os benefícios de utilizá-la.

O que é cobrança recorrente?

Para entender o conceito de cobrança recorrente, é interessante pensá-la como uma assinatura: é efetuada de tempos em tempos para que o cliente continue desfrutando do produto ou serviço.

Muitas vezes, o período compreendido entre uma cobrança e outra é de um mês, mas muitas variações são possíveis e o principal critério é a necessidade do cliente.

Se o cliente contratou um plano de TV por assinatura ou se matriculou em um curso de idiomas, por exemplo, é comum que a cobrança recorrente seja mensal.

Mas se o que o cliente precisa é comprar com frequência um cosmético ou a ração para o seu pet, a frequência da cobrança deve ser o tempo médio que ele leva para consumir esse produto.

Assim, o cliente não precisará se deslocar até a empresa ou recordar que precisa adquirir aquele produto ou serviço de tempos em tempos. A cobrança será automática.

Nesse contexto, o consumidor não corre o risco de ficar sem um produto do qual precisa porque se esqueceu de comprar.

As empresas podem estabelecer o tempo mínimo do contrato para que o cliente usufrua daquele produto ou serviço.

Em alguns casos, quando o cliente quebra o vínculo antes do fim período que foi acordado com a empresa, há a cobrança de multas.

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É importante não confundir a cobrança recorrente com parcelamento.

Os dois se assemelham por conta da cobrança efetuada depois de determinado intervalo de tempo, mas o parcelamento corresponde ao pagamento de um valor inteiro que é dividido em vários meses ou até anos. Assim, o produto ou serviço é entregue no momento da compra.

Já a cobrança recorrente implica no fornecimento regular do produto ou serviço durante o período contratado, ou seja, enquanto o cliente continua pagando, a empresa continua entregando o produto ou serviço.

Como funciona a cobrança recorrente?

A cobrança recorrente é gerada de forma automática e pode ser efetivada via cartão de crédito, débito automático ou boleto bancário.

No caso das duas primeiras opções, o cliente autoriza a cobrança direto em seu cartão ou em sua conta bancária.

Já no caso do boleto bancário há duas variações: a carteira de cobrança com registro e a carteira de cobrança sem registro.

A empresa deve escolher uma dessas opções ao contratar a instituição financeira responsável pela emissão dos boletos.

Ao optar pela carteira de cobrança com registro, a empresa paga pela emissão dos boletos no momento em que eles são emitidos.

Quando a escolha é a carteira de cobrança sem registro, o pagamento pela emissão dos boletos é feito somente quando a empresa recebe os pagamentos recorrentes de seus clientes.

Qual é a importância de ter clientes recorrentes?

Mais do que oferecer mais uma comodidade ao cliente, a cobrança recorrente traz diversas vantagens para a empresa.

Podemos dizer que ela é um recurso que ajuda a respaldar o crescimento do negócio, pois facilita a gestão e o controle financeiro, já que há uma diminuição da inadimplência.

Além disso, ela pode funcionar como atrativo para a conquista de novos clientes, quando a empresa cria planos vantajosos e possibilidades de descontos.

Grandes empresas, como a Netflix e a Amazon, utilizam esse modelo de maneira muito bem-sucedida, fidelizando os clientes antigos e atraindo os novos.

Mas a opção não é restrita aos grandes negócios. Trata-se de uma estratégia de fidelização e crescimento disponível também para qualquer empresa de pequeno ou médio porte que deseja expandir e consolidar sua atuação.

Quais são as vantagens da cobrança recorrente?

Você já sabe que a praticidade é o grande pilar da cobrança recorrente e também que ela diminui a inadimplência, o que facilita o seu controle financeiro.

Vamos falar agora mais especificamente sobre os desdobramentos dessas vantagens e o que elas representam para as empresas.

Fidelização de clientes

Atrair novos clientes já não é suficiente para o crescimento das empresas. O grande desafio é fidelizá-los, mantendo-os consumindo o produto ou serviço que você oferece pelo maior tempo possível.

O oferecimento de vantagens que fazem o cliente optar pela cobrança recorrente o mantém próximo à empresa por mais tempo e reforça o seu relacionamento.

Se o seu produto ou serviço for aprimorado com frequência e ficar cada vez melhor, as chances de que o cliente permaneça fiel são muito maiores.

Atração de novos clientes

A flexibilidade e a comodidade da cobrança recorrente são fatores importantes na atração de novos clientes, sem falar nas vantagens e descontos que a empresa pode oferecer.

Você pode, por exemplo, oferecer um desconto maior a quem escolhe um plano mais duradouro. Quem não gosta de um bom desconto? Este é um grande atrativo.

Mas, além do desconto, a ideia de não ter que se preocupar com a aquisição de determinado produto ou serviço por um bom tempo também é muito atraente.

Redução da taxa de inadimplência

Como a cobrança recorrente é automática, a redução da inadimplência com a adoção desse modelo é notável, sobretudo quando a forma de pagamento escolhida é o débito em conta ou o cartão de crédito.

Nesses casos, o valor referente ao pagamento é debitado automaticamente e a empresa ganha muito em termos de controle financeiro.

Além disso, o cliente não corre o risco de esquecer de pagar a fatura e a empresa não corre o risco de ficar sem receber pelo produto fornecido ou serviço prestado.

Controle financeiro

Já citamos essa vantagem anteriormente, mas vale dizer também que, com a cobrança recorrente, além de reduzir e permitir o controle da taxa de inadimplência, também auxilia no controle do tíquet médio e das renovações de assinaturas, entre outras variáveis.

Assim, são muito mais precisas a visualização da situação financeira do seu negócio e as projeções para o futuro.

A partir dessas análises, o seu planejamento financeiro torna-se mais assertivo e as suas metas são mais facilmente atingidas.

Confiabilidade

A cobrança recorrente reduz as possibilidades de erros como, por exemplo, a cobrança de um valor indevido ou em duplicidade.

Como o processo ocorre de forma automática e todos os dados de cobrança já estão registrados, os transtornos relacionados ao pagamento são evitados e a satisfação do cliente aumenta.

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Praticidade

Já falamos sobre a praticidade que a cobrança recorrente representa para o consumidor, mas isso também ocorre com a empresa.

O cadastro para a cobrança precisa ser feito uma única vez e tudo ocorre de forma automática a partir de então, sendo necessária somente a renovação ao fim do contrato.

Assim, economiza-se tempo, que pode ser aproveitado em atividades mais produtivas.

Ou seja, a cobrança recorrente contribui muito para a sua organização financeira e isso faz parte do processo de crescimento do seu negócio.

O Keruak pode te ajudar nessa missão. Leia: Organização financeira: como o Keruak pode ajudar sua empresa e fique por dentro.