Conta PJ: o que é e porque você precisa ter uma para sua empresa

Você ainda não tem uma conta PJ para a sua empresa? Então descubra por que isso é um erro!

Conta PJ: o que é e porque você precisa ter uma para sua empresa

Existem diversos detalhes que devem ser aplicados ao abrir um negócio. Entre eles, independentemente de ser pequena, média ou grande, toda empresa deve ter uma conta PJ.

Ao separar a conta pessoal da conta de pessoa jurídica, você consegue separar o recebimento da empresa e da pessoa física, o que é fundamental para um melhor controle financeiro.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que é a conta PJ e quais são os seus benefícios e diferenciais. Continue a leitura para saber mais!

O que é a conta PJ?

A conta PJ é uma conta-corrente feita para as empresas, ou seja, é a conta bancária da pessoa jurídica, lembrando que, para adquirir uma conta PJ, é necessário ter um CNPJ.

Desse modo, existem algumas diferenças entre a conta PJ e a pessoal. Enquanto a primeira está atrelada aos movimentos financeiros de uma empresa, a segunda se refere a uma conta que foi aberta no CPF de alguém, cujas movimentações estão atreladas a uma pessoa física.

Há também outras diferenças, como a disponibilidade de diferentes funcionalidades para a conta PJ, como a emissão do boleto de cobrança e extrato OFX (usado para guardar dados financeiros comumente utilizados pelos bancos).

Tanto os sócios quanto o representante legal pode abrir essa categoria de conta. Além disso, ela pode ser movimentada somente por pessoas autorizadas, que foram determinadas no momento da abertura da conta ou depois.

Você também consegue escolher entre a conta PJ tradicional e a digital, sendo que na primeira existe uma agência física, enquanto na segunda tudo é feito pela internet.

Guia Definitivo de Gestão de Empresas

Apesar de não ser obrigatório, abrir uma conta PJ é altamente recomendado, já que favorece a gestão financeira da empresa.

É importante lembrar também que algumas organizações estabelecem como pré-requisito uma conta jurídica na hora de pagar os fornecedores. Portanto, essa categoria de conta pode ajudar o seu negócio a conquistar mais clientes.

O que é o pró-labore?

Como estamos falando de formalização da empresa e conta PJ, consideramos importante também abrirmos um espaço para explicar sobre o pró-labore, que também é fundamental na gestão financeira.

O pró-labore é um salário mensal designado ao sócio-administrador do CNPJ. Esse valor pode ser definido entre você e o contador, mas não pode ser inferior ao salário mínimo vigente.

É importante destacar ainda que todos os sócios administradores devem retirar o pró-labore, já que essa é uma obrigação por lei.

No entanto, não podemos confundir o pró-labore com a distribuição de lucros da empresa, que ocorre no final do ano, assim que o balanço patrimonial é fechado pela contabilidade.

Por que ter uma conta PJ?

Ao administrar um negócio, é fundamental fazer a separação entre as movimentações financeiras da sua empresa e da sua vida pessoal.

Então, ao fazer a separação de gastos, fica mais fácil prestar contas ao governo e indicar exatamente quais são as despesas pessoais e jurídicas, evitando que ocorra algum tipo de confusão com os patrimônios.

Não podemos esquecer também que a conta PJ está ligada à escrituração contábil, tornando-se possível fazer e conciliar diferentes operações.

Na conta PJ estarão todos os tipos de movimentações bancárias, incluindo pagamentos e receitas, possibilitando que você consiga documentar tudo por meio do extrato da conta.

Com isso, você envia todas essas informações para a contabilidade, que será encarregada de fazer a conciliação. Por isso, o ideal é que a conta PJ seja criada assim que a empresa for aberta.

E se você não abrir a conta PJ?

Existem sérios riscos caso você opte por não abrir uma conta jurídica para a sua empresa. Afinal, é bem comum que os gastos pessoais e jurídicos se misturem, ainda mais se o seu negócio tiver mais de um sócio.

Vamos supor que um dos sócios use a conta da empresa para fins pessoais. Desse modo, as finanças ficam desorganizadas e é possível que os bens pessoais sofram ações judiciais devido à perda da proteção dos bens dos sócios.

Para que isso não aconteça mais, foi criada a Lei nº 13.874, que estabelece o que é considerado confusão patrimonial e o que vai acontecer caso a sua empresa se enquadre nisso.

Portanto, misturar pessoa física e pessoa jurídica traz sérias consequências para o seu negócio.

Quais são os diferenciais desse tipo de conta?

A conta PJ apresenta vários diferenciais que são bastante interessantes para a sua empresa. A seguir, veja quais são eles.

Ação judicial

Conforme a categoria da sua empresa, você consegue proteger os seus bens pessoais caso o negócio esteja passando por alguma ação judicial, logo, não corre o risco de perder os seus patrimônios.

Pagamento

Com a conta PJ, é possível receber os pagamentos dos serviços e produtos prestados nessa categoria de conta e isso é feito de forma bem simples, pois, como já dissemos, ele permite a emissão de boletos bancários.

Crédito

Um diferencial bastante vantajoso proporcionado pela conta PJ é a ampliação da linha de crédito no mercado. Dessa forma, você pode conseguir a redução de taxas a partir de negociações.

Praticidade

Para fugir de burocracias, é possível abrir a conta da pessoa jurídica de forma totalmente digital, o que ajuda a trazer maior facilidade e otimização de tempo.

Então, você abre a conta em poucos minutos por meio da internet. Dependendo do banco, nem precisa pagar mensalidades ou taxas de manutenção e realiza pagamentos e transferências de modo bem rápido. Ou seja, tudo muito prático.

Controle financeiro

O principal diferencial da conta PJ é possibilitar o controle financeiro do seu negócio, fazendo com que seja possível implementar a gestão do fluxo de caixa, algo muito importante na conciliação bancária e no planejamento financeiro futuro da empresa.

Sendo assim, essa categoria de conta permite que você mantenha as finanças do negócio mais organizadas, focando em um controle financeiro rígido e impedindo que a sua empresa ou até mesmo você, como pessoa física, sofra com problemas devido à confusão patrimonial.

Portanto, não podemos negligenciar a importância de abrir uma conta PJ. Caso você queira fazer uma gestão financeira ainda mais eficiente na sua empresa, não deixe de testar gratuitamente o Keruak!

Nova call to action