Elisão fiscal: entenda como diminuir o pagamento de imposto

A elisão fiscal é uma opção legal que pode poupar os recursos da sua empresa destinados ao pagamento de impostos.

Elisão fiscal

Pagar menos impostos é o desejo de qualquer empresa e a elisão fiscal é uma maneira legal de conseguir isso.

Sim, esta é uma opção legal que pode poupar os recursos da sua empresa e nós sabemos que esta é uma das suas principais metas.

Ao ler os tópicos deste artigo, você vai entender o que é e quais são os tipos de elisão fiscal, além das circunstâncias em que ela pode ocorrer.

É claro que esse assunto é do seu interesse! Então, continue a leitura.

O que é elisão fiscal?

A elisão fiscal nada mais é do que uma estratégia para a redução da carga tributária de uma empresa. Essa é uma definição simples que consegue captar a essência do conceito.

Mas existem diversas outras definições para essa expressão, todas elas muito elucidativas. Podemos dizer, por exemplo, que a elisão fiscal é uma prática contábil que tem a função de encontrar o formato mais vantajoso de pagamento de impostos para uma empresa.

Nesse contexto, ela pode ser compreendida como um tipo de planejamento tributário, já que este diz respeito à definição do regime adotado para o recolhimento de impostos.

A elisão fiscal também é classificada como uma gestão tributária inteligente ou uma técnica usada para o pagamento de menos impostos.

Como se trata de uma estratégia totalmente legal, a elisão fiscal consiste, na prática, no aproveitamento de oportunidades de economia relacionadas a tributos.

Isso significa que, ao recorrer à elisão fiscal, as empresas passam a ficar atentas às oportunidades de redução de tributos possibilitadas pela lei em diferentes momentos.

Teste agora Keruak - Gerencie Contratos

Sim, existem diversas alternativas totalmente expressas em leis, além das brechas legais, que viabilizam a redução de impostos.

Mas mesmo representando uma excelente oportunidade, a elisão fiscal ainda é vista com desconfiança por muitos empreendedores, que a associam à ilegalidade.

É por isso que nos dois subtópicos seguintes vamos esclarecer as duas principais dúvidas sobre essa suposta ilegalidade.

A elisão fiscal é crime?

Não. Não existe nada de ilegal ou criminoso na prática da elisão fiscal. Como vimos, ela é simplesmente uma forma mais inteligente de gestão tributária.

Ou seja, a elisão fiscal diz respeito justamente à ideia de manter-se na legalidade economizando o máximo possível dos recursos que seriam destinados a impostos.

Por isso também ela é definida como uma prática contábil: seus contadores vão ficar atentos às oportunidades legais de redução do pagamento de impostos. Simples assim.

Então, não tema a prática da elisão fiscal. Ela não é ilegal, nem imoral e muito menos um crime.

Elisão fiscal é o mesmo que evasão ou elusão fiscal?

Não. Na verdade as três práticas podem ser consideradas totalmente diferentes, mas é bastante comum a confusão provavelmente devido às nomenclaturas parecidas.

O que todas elas têm em comum é que visam à redução, eliminação ou retardamento do pagamento de impostos pelas empresas.

Porém, para atingir esses objetivos, existem opções, de um lado, previstas em lei e originadas de brecha e, por outro lado, consideradas fraudes ou crimes.

A elisão fiscal é uma opção legal, realizada antes do fato gerador, ou seja, antes do fator que motiva a aplicação de um imposto.

Assim, ela possibilita a redução ou eliminação legal dos custos com a carga tributária.

Já a evasão fiscal é a conhecida sonegação de impostos, da qual sua empresa deve se manter sempre distante.

Trata-se de uma prática ilícita que visa evitar o pagamento de impostos por meio de recursos proibidos pela legislação.

Portanto, a evasão fiscal corresponde à ocultação do fato gerador da incidência de determinado tributo.

A Lei 8137/90 dispõe sobre os crimes contra a ordem tributária e as relações de consumo.

Alguns desses crimes são a omissão de informações às autoridades tributárias, a falsificação ou alteração de notas fiscais e a omissão de declaração sobre rendas.

Por fim, a elusão fiscal é a simulação de um negócio jurídico feita com o intuito de dissimular a ocorrência de um fato gerador.

A elusão também é chamada de elisão ineficaz, pois ela aproveita as brechas da legislação, mas a fiscalização, com base na identificação do artifício, pode lançar o tributo.

Assim, a elusão não é uma prática propriamente ilegal, mas é bastante arriscada.

Um exemplo de elusão é quando, pensando na não incidência do ITBI sobre bens incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica, duas pessoas formam uma sociedade unicamente para utilizar o benefício da isenção.

Tipos de elisão fiscal

Existem dois tipos de elisão fiscal: a que compreende os procedimentos previstos em lei e a relacionada aos procedimentos decorrentes de brechas na lei.

Os dois tipos são considerados lícitos, ou seja, não há razões para preocupação quanto à legalidade.

Devido à sua complexidade, a legislação brasileira acaba deixando várias brechas e diante da alta carga tributária e da multiplicidade de impostos, é natural que as empresas busquem alternativas para pagar a menor quantidade possível de tributos dentro da legalidade. Ou seja, é natural recorrer aos dois tipos de elisão fiscal.

Nesse contexto, não faz sentido pagar altos impostos quando eles são desnecessários ou podem ser reduzidos.

Recorrer a qualquer um dos dois tipos de elisão fiscal significa que sua empresa é bem gerida ou administrada, não que ela deseja sonegar impostos.

Mas, voltando aos dois tipos de elisão fiscal: quando ela está disposta na legislação vigente, significa que há uma intenção expressa por parte da administração pública de proporcionar benefícios fiscais às empresas.

O exemplo mais comum dessa categoria são os conhecidos incentivos fiscais, que correspondem a isenções, descontos ou compensações para empresas que cumprirem determinado requisito.

O objetivo pode ser o incentivo à geração de empregos, aos investimentos ou ao crescimento de uma determinada região ou atividade.

Já quando a elisão fiscal está baseada nas brechas da lei significa que a empresa recorre a elementos que não são proibidos na legislação para evitar o fato gerador de algum imposto.

Por exemplo, se a sua empresa de serviços se instala em uma região que tem ISS mais baixo, você está se utilizando da elisão fiscal para pagar menos impostos.

E-book:10 Atitudes Financeiras Que Farão Você Transformar o Seu Negócio

Quando pode ocorrer a elisão fiscal?

As situações em que uma empresa pode se beneficiar por meio da elisão fiscal são diversas e podem variar conforme o regime tributário.

Daí a importância da escolha assertiva do regime tributário, considerando seus efeitos a longo prazo.

Mas, em resumo, são três os grandes grupos de possibilidades relacionados ao recurso da elisão fiscal:

  • Para obter uma redução na base de cálculo do tributo;
  • Para evitar a incidência do fator gerador do tributo;
  • Para postergar o pagamento do tributo sem incidência de multas.

Assim, você pode tanto se beneficiar de uma lei de incentivo quanto adiar um faturamento que ocorre no fim do mês para o início do mês subsequente.

Tudo depende da atenção da sua contabilidade e do estabelecimento de um planejamento tributário inteligente e eficaz.

E, se além da compreensão sobre a elisão fiscal, você quiser saber mais sobre planejamento tributário, basta ler o nosso artigo completo sobre o assunto.