Quando a gente fala em gestão financeira, provavelmente passa pela sua cabeça algo como contas, finanças, valores. Mas você já parou para pensar que ela pode afetar diretamente a gestão de clientes?

Os softwares de gestão financeira podem ser ótimos aliados para melhorar o relacionamento com o consumidor, e, no texto de hoje, nós vamos te mostrar como.

O que é gestão financeira?

Antes de falarmos dos softwares, é muito importante que você tenha bem claro na sua cabeça o conceito de gestão financeira e tudo que ela engloba.

Para que uma empresa tome as decisões mais assertivas, é preciso que ela tenha um controle sobre as suas atividades financeiras para que os resultados possam ser analisados e otimizados.

A gestão financeira tem a função de potencializar os lucros da empresa. Através de muito estudo e de tecnologia, ela envolve planejamento e administração.

Ela possibilita que o negócio tenha fazer um melhor controle de gastos, o que vai interferir diretamente nos ganhos. Para isso, são necessárias algumas etapas para sua implementação.

A primeira delas é estudar sobre finanças para, depois, traçar um controle mensal de gastos que seja compatível com a realidade da empresa, levando em conta gastos fixos e eventuais.

O planejamento é chave do sucesso para a gestão financeira. Só com um bom plano você consegue estabelecer estratégias que vão gerar resultados positivos.

Algumas peças são essenciais para que essa gestão possa funcionar:

  • Controle de estoque, que é o equilíbrio entre a quantidade de mercadoria guardada e a que é vendida;
  • Fluxo de caixa, ou seja, um controle sobre a movimentação financeira;
  • Gestão de clientes, que busca a fidelização do consumidor.

Esse último ponto é o que mais nos interessa no texto de hoje, pois, independentemente do tamanho da empresa, o bom relacionamento com os clientes é essencial para alcançar os resultados.

Vamos falar de gestão de clientes

Uma boa gestão de clientes é essencial qualquer empresa, principalmente aquelas que estão lidando com um aumento da demanda de serviço.

Muitas vezes a empresa tem uma relação excelente com o cliente, até que o número de consumidores aumente muito e ela não dá mais conta de atender cada um com a mesma atenção de antes.

Ao contrário do que se pensa, a gestão de clientes não se resume somente a um bom atendimento. Claro que isso também é uma parte importante, mas não é só isso.

Essa gestão inclui, também, a relação com a base de contatos, levando em conta as vendas realizadas. Isso só é possível com estratégias que estreitam os laços entre marca e cliente.

A ampla concorrência mudou o cenário do mundo dos negócios. Antes, o contato deveria partir do cliente. Hoje, é papel da empresa manter a relação.

Através da gestão de clientes, a empresa vai atrair, fidelizar e, até mesmo, reconquistar consumidores. Essa boa relação diminui as chances de ele sair insatisfeito, pois ele passa a ver a sua marca como um ambiente agradável de realização.

Além de fidelizar o consumidor, essa gestão aumenta sua receita e sua produtividade. A seguir, vamos te mostrar como os softwares de gestão financeira podem te ajudar nessa missão.

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Usando a tecnologia ao seu favor

Para auxiliar na gestão financeira e, consequentemente, na gestão de clientes, podemos contar, hoje em dia, com uma ajuda de algo muito especial: a tecnologia.

Já existem softwares de gestão financeira que ajudam a ter um maior controle sobre os processos a garantir a segurança dos dados.

Com os sistemas informatizados, os dados podem ser calculados automaticamente, reduzindo o tempo da execução das tarefas e aumentando a produção.

Separamos os principais pontos de melhoria que um software de gestão financeira pode fazer pela gestão de clientes. Vamos conferir?

Transparência

Os softwares de gestão financeira permitem que os dados sobre os recursos financeiros sejam acessados a qualquer momento, em qualquer lugar. Isso permite que o gerente da empresa em Dubai saiba o que está acontecendo na filial no Rio de Janeiro.

Basta você ter acesso à internet para poder ver os resultados gerados pelo software. Isso evita desencontro de informações, incluindo as polícias de segurança dos dados dos clientes.

Esse controle financeiro permite que você identifique erros mais rapidamente, evitando problemas fiscais ao deixar todas as informações claras para uma possível auditoria. Essa transparência é essencial para conquistar a confiança do cliente.

Redução de erros

Um colaborador cansado pode esquecer um número no final da conta e bagunçar os cálculos, o que não acontece no software.

Por ser um processo automatizado, as chances de erro diminuem bastante. Eles são testados inúmeras vezes antes de serem disponibilizados para as empresas.

Além disso, eles também trazem mais segurança. Com dados criptografados, o sigilo das informações pessoais dos clientes é garantido.

Cumprimento de prazos

São muitas as tarefas que devem ser executadas no dia a dia de uma empresa. O acúmulo de prazos a cumprir pode fazer com que um ou outro seja deixado de lado. E não podemos deixar o cliente esperando, né?

Os softwares de gestão financeira permitem a automação dos processos. Assim, várias tarefas passam a ser feitas automaticamente, como as funções de gerar boletos, fornecer relatórios e executar cobranças.

Isso reduz não só o tempo gasto para realizar cada tarefa como também o tempo que o cliente fica esperando por aquele procedimento.

Gerenciamento de estoque

O gerenciamento de estoque é muito importante para garantir um fluxo de mercadorias que permita que o cliente receba sua mercadoria o mais rápido possível.

O Keruak Software, por exemplo, possui o aplicativo de estoque, que é interligado ao setor financeiro e de nota fiscal. Os produtos são cadastrados dentro de um programa, sendo atualizados sempre que houver novidades.

Além de controlar como as mercadorias são pagas, você tem maior controle interno. Assim, você consegue sempre ter mercadorias prontas para satisfazer o cliente.

Colaboradores mais focados

Com os softwares, também é possível acompanhar mais de perto os clientes. Vamos supor que um consumidor esteja demorando para decidir quais serviços ele quer.

Para evitar que você perca tanto tempo com ele, mas, ao mesmo tempo, dê a atenção necessária, você pode marcar um follow up, que é um acompanhamento para um tempo depois.

Você consegue organizar o seu funil de vendas, definir o tempo médio de atendimento e utilizar essas informações para melhorar a gestão de clientes, inclusive no pós-venda.

Depois que a compra é finalizada, muitas empresas esquecem do cliente, o que é um grande erro. Além de fonte de receita, o consumidor é o motivo pelo qual a empresa existe.Como vimos, a gestão de clientes é muito importante para a empresa manter um bom relacionamento com o consumidor. Se você ainda não utiliza esses procedimentos, comece agora mesmo! Entre no nosso blog e veja como escolher o software de gestão financeira.

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