Gestão Inteligente: 5 dicas para implementá-la

A conquista de uma gestão inteligente para a sua empresa começa pelo investimento em tecnologia.

Gestão Inteligente: 5 dicas para implementá-la

Sua empresa conta com uma gestão inteligente? Este é um modelo de gestão focado na tecnologia, na inovação e nos resultados, que faz toda a diferença para destacar os seus produtos ou serviços em relação aos ofertados pela concorrência.

Mesmo em tempo de crise, muitas barreiras comerciais têm sido derrubadas a partir da priorização de uma estratégia eficiente de gestão.

Além da tecnologia, a gestão inteligente busca uma proximidade cada vez maior com os clientes e clientes em potencial.

É por isso que, ao ler os próximos tópicos, além de entender melhor o conceito de gestão inteligente, você terá acesso às melhores dicas para promovê-la dentro da sua empresa.

O que é uma gestão inteligente?

A gestão inteligente é um tipo de gestão organizacional que tem como pilares a tecnologia e a inovação.

Como sabemos, após a transformação digital, as empresas passaram a precisar cada vez mais de recursos tecnológicos para manterem suas atividades e atender às demandas dos clientes.

Nesse contexto, houve a aquisição de diversos equipamentos e softwares para atender à necessidade de otimização dos processos. Porém, essa necessidade evoluiu para um pensamento mais estratégico no que diz respeito ao uso da tecnologia.

Associando esse ponto de vista estratégico com a utilização da inovação para que a empresa se mantenha sempre competitiva, surge a ideia de gestão inteligente.

Isso significa que a tendência atual é que a tecnologia esteja atrelada a todos os processos da empresa, não se restringindo ao setor de TI.

Quando uma empresa coloca em prática uma gestão inteligente, todos os processos dão origem a dados estruturados, que poderão ser utilizados para análises e projeções necessárias às decisões assertivas.

Assim, é possível prever demandas e assumir desafios relacionados, por exemplo, à implementação de novos recursos, antes que os concorrentes o façam.

Por isso, empresas com gestão inteligente são consideradas visionárias e gozam de muita credibilidade.

Algumas das características associadas a essas empresas são a criatividade, a agilidade, a flexibilidade, a produtividade e, claro, a inovação.

Isso significa que elas se mantêm à frente do seu tempo e, para isso, dedicam especial atenção à gestão com base em resultados e ao planejamento estratégico de longo prazo.

E-book:10 Atitudes Financeiras Que Farão Você Transformar o Seu Negócio

O resultado é a excelência na entrega de produtos e serviços e a satisfação cada vez maior dos seus clientes, que tornam-se fiéis e recomendam o empreendimento.

Mas como chegar a esses resultados? Será que a sua empresa está caminhando rumo ao estabelecimento de uma gestão inteligente?

Se a sua gestão tem promovido a automação dos processos, esse é um ótimo primeiro passo, já que a redução das atividades manuais otimiza o tempo e reduz os erros.

Nesse contexto, elimina-se o retrabalho e libera-se os colaboradores para atividades consideradas mais estratégicas, o que também aumenta o engajamento da equipe.

O engajamento dos colaboradores deve ocorrer paralelamente à integração entre os diferentes processos, para que as vendas sejam potencializadas a partir da qualidade e agilidade de entrega de produtos ou serviços.

No tópico seguinte, vamos dar algumas dicas para que você promova melhorias relativamente simples em seu negócio, caminhando rumo a uma gestão inteligente.

Dicas práticas para ter uma gestão inteligente

A dica primordial para conquistar uma gestão inteligente para o seu negócio é não cortar os investimentos em tecnologia, mesmo durante a crise.

A tecnologia é um pilar da gestão inteligente e mesmo que pareça um custo elevado a curto prazo, ela é o único recurso capaz de reduzir os custos a longo prazo e aumentar a produtividade.

Veja em seguida algumas outras dicas relacionadas à priorização da tecnologia que você deve seguir para ter uma gestão inteligente.

Utilize a computação em nuvem

Depender do acesso a um disco rígido para visualizar um catálogo ou enviar um contrato a um cliente está fora de questão.

A computação em nuvem é um pré-requisito da gestão inteligente e coopera tanto com a otimização dos processos quanto com a segurança da informação.

Com ela, a sua empresa passa a estar em todos os lugares, ultrapassando as barreiras físicas dos computadores corporativos.

A partir da utilização da nuvem, você pode acessar informações relevantes a qualquer momento e estando em qualquer lugar.

Além disso, ela também é fundamental para a implementação de soluções como o home office, uma tendência que se fortaleceu após a crise relacionada à pandemia da Covid-19.

Adote a assinatura eletrônica

A utilização da computação em nuvem proporciona o acesso a arquivos importantes para o fechamento de negócios a partir de diversos dispositivos e em qualquer localização.

Isso certamente agiliza o atendimento de demandas e facilita o trabalho da gestão, mas todo esse potencial é quebrado se o contrato só puder ser fechado depois que você for pessoalmente à sede da empresa para assinar cada documento.

Em outras palavras, não adianta investir em computação em nuvem se você não implementar também a assinatura eletrônica.

A própria tendência à digitalização de documentos é um forte indício da necessidade da assinatura eletrônica. Sua empresa não pode ser soterrada pelos papéis.

Lembre-se de que a assinatura eletrônica tem a mesma validade jurídica que a assinatura impressa e é muito segura quando se conta um bom software.

KRK - Vendas - DRE

Utilize um bom CRM

O CRM (Customer Relationship Management) diz respeito à gestão do relacionamento com o cliente e conta com diversos recursos para a melhor compreensão e antecipação das demandas do seu público-alvo.

Lembre-se de que a gestão inteligente tem a inovação como um de seus pilares e para inovar no oferecimento de produtos ou serviços de sucesso é preciso ter um relacionamento estreito com os clientes.

Um bom software de CRM pode agregar recursos de marketing, vendas, call center, atendimento e logística, mostrando claramente as necessidades e preferências dos seus clientes.

Implemente um sistema ERP

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema integrado de gestão empresarial extremamente necessário na implementação de uma gestão inteligente.

Esse tipo de software centraliza todos os processos do empreendimento e pode ser dividido em módulos de acordo com os departamentos.

Ou seja, você pode ter o módulo financeiro, vendas, marketing, comercial, recursos humanos, entre outros, de acordo com a sua necessidade.

O grande trunfo do ERP é contar com um banco de dados centralizado que distribui as informações necessárias entre os diferentes módulos.

Conte com um bom software de gestão financeira

Pode-se dizer que o departamento ou setor de finanças representa uma das maiores preocupações dos gestores.

Se o financeiro não vai bem, todos os processos podem desandar. Se houver um erro financeiro grave, toda a empresa pode sofrer as consequências.

Por isso é tão importante contar com um software de qualidade, para centralizar todos os dados financeiros, evitando os erros e o retrabalho, além de otimizar as tarefas e cálculos.

Se você quer começar a sua gestão inteligente por este setor tão essencial, leia nosso artigo sobre softwares de gestão financeira e saiba como escolher o melhor para a sua empresa.