Cadeia de suprimentos: o que é e como fazer de maneira otimizada

Sua empresa dá a devida importância à cadeia de suprimentos? Leia nosso artigo e fique por dentro desse tema tão indispensável.

Cadeia de suprimentos: o que é e como fazer de maneira otimizada

Você saberia dizer por que a gestão da cadeia de suprimentos é tão importante para uma empresa? O que podemos adiantar é que essa cadeia está presente de ponta a ponta nas relações comerciais.

Por conta disso, sugerimos que você acompanhe todo o conteúdo que iremos abordar aqui, pois assim é possível ficar inteirado desse tema tão relevante.

Vamos lá?

O que é uma cadeia de suprimentos?

A supply chain (em português, cadeia de suprimentos) diz respeito a todas as etapas que envolvem desde a produção até a entrega de mercadorias aos clientes.

Essa cadeia compreende especialmente as seguintes funções:

  • Aquisição de matérias-primas pela empresa;
  • Estocagem;
  • Fabricação;
  • Distribuição dos produtos acabados, por meio de distribuidores e varejos, aos consumidores finais.

Nessas etapas estão incluídos: dados, processos, recursos humanos e financeiros, fluxos de trabalho, de forma que toda essa engrenagem funcione da melhor maneira possível.

Para que a cadeia de suprimentos funcione bem, estas ações precisam ser contempladas:

  • Compra consciente de insumos;
  • Controle de estoque;
  • Cadastro de código de barras;
  • Correto acondicionamento das matérias-primas;
  • Registro e andamento dos pedidos feitos pelos clientes;
  • Escolha das embalagens ideais para transportar os produtos quando forem entregues aos clientes.

Essas tarefas, para acontecer da melhor maneira, devem passar por um planejamento, em que haja alinhamento entre colaboradores, fornecedores, serviços terceirizados, varejistas e compradores finais.

Antes de finalizar este tópico, é oportuno dizer que a logística deve ser abordada com total atenção dentro de uma empresa.

Afinal, ela é responsável por garantir que os insumos sejam devidamente estocados, a fim de posteriormente, já como produtos, serem embalados e transportados para os clientes.

Além do mais, uma logística bem-feita assegura boas negociações com fornecedores e um estoque equilibrado, na medida em que mantém níveis adequados de insumos, evitando encalhes e desperdícios.

Banco Inter

Por conta disso, é imprescindível aprimorá-la, de forma a impulsionar o desenvolvimento organizacional, o que é possível graças ao entendimento da cadeia de suprimentos e de como geri-la.

O que é a gestão da cadeia de suprimentos?

A gestão da cadeia de suprimentos, também conhecida como Supply Chain Management (SCM), consiste no planejamento e gerenciamento de ações envolvidas em:

  • Identificação e seleção de fornecedores;
  • Aquisição de insumos;
  • Desenvolvimento e fabricação de produtos;
  • Transporte de matérias-primas e produtos;
  • Administração do fluxo diário de materiais;
  • Coordenação de ações com fornecedores, serviços terceirizados (inclusive transportadores) e clientes;
  • Criação e manutenção de canais de comunicação entre os agentes da cadeia de suprimentos.

É importante destacar que a gestão dessa cadeia vai muito além do cumprimento das demandas do setor logístico. E o novo aplicativo de suprimentos do Keruak Software vem a calhar.

Todas essas tarefas (citadas nos bullet-points acima) impactam diretamente processos e atividades envolvendo o marketing, as vendas, o design dos produtos e as finanças da empresa.

Essa relação pode ser explicada com um exemplo. Imagine que o setor de marketing de uma empresa não seja informado de como determinado produto será transportado até chegar às mãos do cliente.

Dessa forma, os recursos humanos alocados na área desenvolvem uma embalagem superoriginal, embora imprópria para o transporte que será adotado. Isso obviamente compromete a satisfação do cliente e o caixa da empresa.

Por que a SCM é tão importante?

Partindo do princípio de que o cliente deve ser o centro das atenções de qualquer empresa, podemos dizer que o gerenciamento da SCM influencia diretamente no crescimento do negócio.

Afinal, todos os processos envolvidos na cadeia visam oferecer um produto de qualidade que satisfaça as expectativas dos consumidores.

Mas as vantagens não param por aí. Confira abaixo outros benefícios dessa gestão:

Otimização da linha de produção

Quando o gestor passa a ter o controle de todos os processos realizados na empresa, fica mais fácil atingir resultados mais satisfatórios.

Dessa forma, é possível oferecer uma melhor experiência ao cliente, com produtos de excelência e entregas dentro do prazo.

Agilidade nas operações

À medida que os processos da cadeia de suprimentos se alinham, eles se tornam menos complexos, podendo ser realizados com mais agilidade.

Assim, as entregas passam a ter mais qualidade e são feitas em um período cada vez menor — o que é muito valorizado pelos consumidores modernos.

Redução de custos

Com uma SCM eficiente, o gestor consegue visualizar com mais facilidade gargalos, desperdícios e pontos de melhoria.

Como consequência, planos de ação podem ser desenvolvidos com mais agilidade, de forma que essas falhas sejam solucionadas antes que problemas maiores aconteçam, evitando o desperdício de recursos.

Como otimizar a gestão da cadeia de suprimentos?

A melhor alternativa para otimizar a gestão da cadeia de suprimentos é apostando em uma tecnologia que integre balanços financeiros, registro/emissão de notas fiscais, estoque e vendas.

Com automação, falhas humanas são reduzidas e os processos são aperfeiçoados, de maneira a evitar a indisponibilidade ou o encalhe de produtos frente às demandas dos clientes, por exemplo.

Com a gestão automática, empresas envolvidas na cadeia de suprimentos passam a trabalhar em conjunto, integrando pedidos, notas fiscais, trocando dados e diminuindo o tempo de respostas às suas necessidades.

E quais são os pontos fortes dessa gestão automática?

Mais visibilidade aos processos da cadeia de suprimentos

Utilizando uma automação, gestores têm uma visão mais ampla e detalhada do desempenho das atividades envolvidas na cadeia de suprimentos.

Com isso, as tomadas de decisão, inclusive as referentes ao gerenciamento de mix de produtos, passam a ser feitas com base em dados mais confiáveis, como giro de estoque e números das vendas.

Por fim, a solução tecnológica adotada otimiza a troca de informações entre o varejo, a indústria, os distribuidores e outros possíveis canais de venda, como o e-commerce.

Maior integração entre as etapas da supply chain

Para uma cadeia de suprimentos ser eficiente, as tomadas de decisão não podem ser dispersas.

Ao contrário, todas as etapas devem ser pensadas em parceria com os agentes envolvidos. Afinal, os objetivos das empresas parceiras são os mesmos, sendo os principais deles:

  • Atender às demandas do consumidor;
  • Reduzir custos;
  • Aumentar a produtividade.

A automatização permite que as organizações trabalhem de forma mais aproximada, compartilhando pedidos, informações logísticas e financeiras e outros dados importantes para o sucesso da cadeia.

Controle de Estoque com KRK

Melhor planejamento e reposição

O processo de reposição de insumos e produtos deve acompanhar as necessidades do público consumidor.

Decisões de quando e quanto comprar devem ser determinadas por um sistema que monitora os volumes do estoque e apresenta cálculos precisos baseados em demandas reais.

Vamos chegando ao fim deste guia, pessoal, com a real expectativa de ter ajudado a compreender melhor a cadeia de suprimentos e seus desdobramentos.

A propósito, quando o assunto é cadeia de suprimentos, o Keruak pode ser seu aliado. Experimente gratuitamente nosso software de gestão financeira, que irá ajudar na SCM. Até a próxima!