Giro de estoque: tudo o que você precisa saber

O giro de estoque é um indicador que revela a velocidade de renovação dos produtos no estoque de uma empresa em determinado período de tempo pré-estabelecido.

Giro de estoque: tudo o que você precisa saber

Empresas que comercializam produtos precisam se preocupar com algumas coisas como: fornecedores, cadeia de produção, matérias primas e giro de estoque.

Esses são apenas alguns dos elementos essenciais para o sucesso de uma empresa que deseja vender seus produtos aos consumidores.

Se a sua empresa se encaixa nesse ramo, queremos te perguntar: você se preocupa com o seu giro de estoque? Você sabe o que é giro de estoque? Ou até mesmo realiza a gestão de estoque no seu empreendimento?

Mensurar o seu giro de estoque e realizar o acompanhamento desse índice é fundamental para uma gestão de bons resultados.

Se você ainda não sabe o que é giro de estoque ou como mensurá-lo, continue a leitura desse artigo. Ao final dele, você saberá tudo o que precisa sobre esse assunto.

O que é giro de estoque?

Primeiro, precisamos começar com o básico. Como falar da importância de giro de estoque, ou de como mensurar esse índice, se o seu conceito ainda não está claro, não é mesmo?

Assim, vamos, então, entender primeiramente o que é giro de estoque.

Giro de estoque é um indicador que demonstra a saúde financeira do estoque do empreendimento.

Esse indicador irá revelar a velocidade de renovação dos produtos no estoque em determinado período pré-estabelecido; pode ser uma semana, um mês ou um trimestre.

O período estabelecido dependerá de o que os gestores da empresa julgarem melhor a partir de fatores específicos concernentes ao negócio.

Em outras palavras, o giro de estoque mede quantas vezes os produtos do seu estoque foram vendidos e repostos ao longo de um período.

O giro de estoque é, então, um demonstrativo da situação do estoque, sendo útil para controle e análise do ritmo de compra e vendas do empreendimento.

Posteriormente, portanto, esse indicador vai auxiliar no planejamento financeiro do negócio, possibilitando uma gestão mais otimizada.

Ele também é chamado de rotatividade de estoque e ajuda na compreensão do grau de eficiência da cadeia de suprimentos.

Por todas essas razões, trata-se de um dos índices mais fundamentais para a rotina de trabalho de um gestor financeiro.

Como veremos mais à frente, para calcular o giro de estoque, é preciso contar com informações como o total de vendas do empreendimento e o volume médio de estoque.

Com a análise dos resultados medidos por este indicador, é possível saber se a sua empresa está gerindo o estoque de forma eficiente.

Nesse sentido, é preciso manter um equilíbrio entre as vendas realizadas e as compras de novos produtos.

Quanto mais vendas forem concretizadas em um período determinado de tempo, mais aquisições serão necessárias.

Além de analisar o giro de estoque em termos quantitativos, é importante que o gestor esteja sempre atento à qualidade e à variedade dos produtos.

As novas aquisições precisam levar esses aspectos em consideração para que o equilíbrio entre vendas e novas aquisições seja atingido.

Falaremos mais sobre a importância desse equilíbrio no próximo tópico.

Como o giro de estoque afeta a gestão de uma empresa?

O que muitas pessoas não explicam é como o giro de estoque pode afetar uma empresa.

Diversos empresários, provavelmente, já ouviram falar do termo giro de estoque, mas muitos não sabem qual é a importância desse indicador para as suas empresas ou as implicações que o mesmo possui.

Quando falamos em gestão de estoque, mensurar o giro de estoque é fundamental para uma boa administração do mesmo.

Para você entender melhor, vamos falar de como o giro de estoque pode afetar a sua empresa. Assim, você compreenderá a importância desse indicador para a sua gestão interna.

Controle de Estoque com KRK

Um giro de estoque baixo reflete que mercadorias estão no estoque há muito tempo.

Por exemplo, em uma empresa do segmento alimentício, sem o giro de estoque de determinados produtos, é possível que se perca o controle da validade dos mesmos.

Essa situação, com certeza, seria muito prejudicial para o negócio, já que o valor referente aos produtos vencidos seria perdido pela empresa.

Já uma empresa do setor de vestimenta seria prejudicada com um baixo giro de estoque porque roupas devem ser vendidas a cada estação.

Logo, roupas que permaneçam no estoque por muito tempo podem nunca serem vendidas. Você certamente já viu alguma liquidação de roupas ao fim do verão ou do inverno.

Independente da área do mercado no qual a empresa está inserida, um giro de estoque baixo será negativo por significar menos vendas e, assim, menor receita para a empresa.

Ainda, podemos citar os custos de manutenção que um estoque demanda, ou seja, a possível elevação dos custos de armazenagem, que não é positiva para o negócio

Assim, ter produtos armazenados por muito tempo será prejudicial não só pela diminuição de receita que eles representam, mas também por ocupar um espaço físico que poderia ser utilizado com outros produtos.

Se pensarmos por outro lado, um giro de estoque elevado representa os produtos que possuem uma saída constante e que refletem uma boa gestão de estoque.

Como consequência, não há gastos excessivos com o armazenamento de estoque, não há produtos encalhados e não há diminuição de vendas e receita.

É preciso tomar cuidado, porém, com a reposição imediata quando as vendas são muitas em um curto espaço de tempo.

O gestor deve garantir uma boa capacidade de reposição do estoque vendido, para que não faltem mercadorias e as finanças empresariais não sejam afetadas negativamente.

É interessante manter análises inclusive de previsões do aumento das vendas em determinada época do ano, para manter a capacidade de reposição de acordo com a demanda.

Em resumo, o giro de estoque verifica o equilíbrio entre as saídas de mercadorias do estoque (vendas) e a aquisição de novos produtos (compras).

Esse equilíbrio deve considerar aspectos específicos do segmento de negócios e sua análise é essencial para a conquista e manutenção da saúde financeira.

A importância de interligar a gestão de estoque com outros setores da empresa

Ao falarmos sobre como o giro de estoque afeta a sua empresa, você pode ter percebido que a gestão de estoque e, portanto, o giro de estoque, está diretamente ligada a outros setores da empresa, sendo esses setores, principalmente, o de vendas e de compras.

Para administrar o seu estoque bem, é preciso levar em consideração a necessidade de ter um bom planejamento de vendas e de compras.

Esses dois setores estão sempre relacionados um ao outro. Se as vendas aumentarem, é necessário aumentar as compras e vice-versa.

A lógica é simples: o que você irá comprar, para utilizar para a produção dentro da sua empresa, dependerá daquilo que você vende e do quanto que você vende.

Esse é o clássico caso da relação entre oferta e demanda. Sendo que é preponderante você analisar ambos os lados dessa relação para saber como gerir o seu estoque.

Dessa forma, você terá um giro de estoque elevado, o que irá fazer com que o seu negócio flua com mais facilidade, trazendo melhores resultados. Interessante, não é mesmo?

Portanto, essa gestão integrada é fundamental. Não faz sentido tratar a gestão de estoque como uma parte a ser gerida isoladamente no negócio.

Em uma empresa que trabalha com venda de produtos, a saúde e o equilíbrio financeiro estão diretamente ligados a uma gestão adequada de estoque.

E a gestão do estoque não pode ser feita sem considerar as áreas de vendas e de compras. Essas duas áreas, por sua vez, estão relacionadas às finanças.

Ou seja, trata-se de um círculo cujo equilíbrio depende da integração entre as diversas áreas da empresa.

Como calcular o giro de estoque?

Agora que você já sabe mais sobre  o que é giro de estoque e os efeitos que ele pode gerar em uma empresa, é o momento de saber como calcular esse indicador.

Afinal, de nada adiantaria saber boa parte da teoria, se você não souber como colocar o uso desse indicador em prática, não é mesmo? Continue a leitura.

O cálculo que deve ser realizado para chegar até o giro de estoque é simples, mas envolve algumas variáveis.

Tais variáveis precisam ser devidamente calculadas para que não haja nenhum erro no resultado final do giro de estoque.

A fórmula utilizada para esse cálculo será a seguinte:

GIRO DE ESTOQUE = TOTAL DE VENDAS / VOLUME MÉDIO DE ESTOQUE

Antes de realizar o cálculo você precisa se atentar a alguns elementos:

  • Faz-se necessário determinar, primeiramente, o período que será analisado;
  • As variáveis (total de vendas e volume médio de estoque), como mencionamos, devem ser devidamente calculadas.

Para fazer o cálculo, você pode usar números brutos, como por exemplo a quantidade de produtos vendidos ou o valor final correspondente a essa quantidade.

Para ficar mais claro, vamos dar um exemplo hipotético. Suponhamos que sua empresa trabalhe com a venda de determinado equipamento eletrônico.

Para calcular o seu giro de estoque, o primeiro passo é delimitar o período de tempo a ser analisado e o número total de unidades do produto que foram vendidas nesse período.

Além dessas variáveis, você também precisa conhecer o volume médio do estoque nesse mesmo período.

Vamos imaginar que o período a ser analisado seja de um ano, que você tenha vendido 10 mil unidades do produto nesse intervalo de tempo e que a sua média de estoque tenha sido de 700 unidades do produto.

Nova call to action

Assim, o cálculo a ser feito é o seguinte: 10.000/700 = 14,28 giros ao ano.

Isso significa que o seu estoque precisou ser reposto cerca de 14 vezes durante o intervalo de um ano.

Caso sua empresa trabalhe com vários produtos diferentes, você pode fazer tanto a análise global quanto as análises específicas por produto.

Quando você for fazer uma análise global envolvendo produtos diferentes, você pode fazer o cálculo com base no valor monetário dos produtos.

Por exemplo, digamos que os 10 mil produtos citados anteriormente são variados e correspondem a R$ 5.000.000. Assim, o seu volume médio de estoque de 700 unidades, corresponde a R$ 350.000.

Nesse caso, a conta a ser feita é: R$ 5.000.000/350.000 = 14,28 giros.

Outro cálculo que pode ser bastante esclarecedor é o do tempo médio necessário para que o estoque seja reposto.

Considerando que o ano tem 365 dias e que o resultado do cálculo do seu giro de estoque foi de aproximadamente 14 giros, podemos fazer a seguinte conta: 365/14,28 = 25,56 dias.

Ou seja, no ano em questão, o seu estoque foi reposto a cada 25,5 dias.

Se você chegou até aqui, com certeza compreendeu o quanto é importante calcular e analisar o seu giro de estoque para garantir o sucesso do seu negócio.

No tópico seguinte, vamos dar algumas dicas para que você mantenha o seu giro de estoque sempre saudável.

Como manter o giro de estoque saudável

Chegamos ao último tópico do nosso artigo e agora você já sabe o que é, qual é a importância e como calcular o giro de estoque, já está munido de informações suficientes para fazer uma boa gestão deste indicador.

Para complementar essas informações, vamos listar, em seguida, as melhores dicas para que você mantenha o seu giro de estoque sempre saudável.

Integre as decisões de compras ao desempenho das vendas

Como vimos, a gestão de estoque depende das áreas de compras e vendas. Então, não decida sobre a quantidade e a frequência de novas aquisições sem considerar as vendas.

O empreendedor de sucesso não toma decisões baseadas em achismos. Mesmo que o seu fornecedor ofereça determinadas vantagens para uma aquisição extra, é preciso entender se ela é necessária.

Então, a ideia é sempre analisar o andamento das vendas nos últimos meses, considerar os indicadores, pesquisar tendências e estar sempre a par de informações relevantes.

Trabalhe com o menor estoque viável ao seu negócio

Trabalhar com o estoque mínimo necessário diminui os riscos para o seu negócio. Isso significa seguir uma proporção entre as vendas e as novas aquisições.

Se você vende em média 100 unidades de determinado produto ao mês, não há razão para comprar 300.

Da mesma forma, se você adquirir uma quantidade menor do que a média de vendas, vai faltar produto e os clientes vão procurar os seus concorrentes.

Assim, falar em estoque mínimo não é, de forma alguma, considerar a possibilidade de não atender às demandas dos seus clientes. Trata-se apenas de não fazer aquisições além das necessárias.

Considere a sazonalidade das vendas

Ao prever suas vendas e planejar suas compras, considere possíveis aumentos ou quedas nas vendas ao longo do ano em razão da sazonalidade.

Há produtos que são mais vendidos em datas comemorativas. Há outros que sofrem queda de vendas no inverno. Isso precisa ser levado em conta nas análises do giro de estoque.

Se a tendência é que suas vendas aumentem no mês de maio, nesta época o seu estoque precisa estar mais abastecido. Mas, se em agosto as vendas caem, as compras para este mês podem ser menores.

Use a tecnologia a favor do seu negócio

É claro que são muitos os indicadores que vão te ajudar na sua gestão financeira e de estoque. E, consequentemente, são muitos os dados com os quais você precisa lidar.

Caso decida fazer todos os cálculos e análises manualmente, você precisará de muito mais tempo e estará suscetível aos erros.

Mas você não precisa passar por isso, já que existem no mercado muitos sistemas de gestão financeira, inclusive os que integram a gestão de estoque, como o Keruak.

Com a ajuda de um software, os relatórios são instantâneos e as informações muito mais precisas. Então, se você ainda não utiliza um, é hora de considerar essa possibilidade.

Enfim, com o objetivo de trazer o sucesso financeiro para a sua empresa, o giro de estoque é de extrema importância.

Contudo, existem muitas outras práticas que precisam ser adotadas com diligência. Podemos citar o controle de caixa como uma dessas práticas.

Agora que você já sabe mais sobre giro de estoque, que tal aprender sobre como realizar um controle de caixa efetivo? Com o conhecimento oferecido por esses conteúdos será muito mais fácil para você conduzir a sua empresa rumo ao sucesso que almeja.