O que é taxa selic: entenda ainda hoje a taxa mais famosa do Brasil

A taxa Selic é o principal instrumento utilizado pelo Banco Central para conter a inflação. Quer saber mais sobre essa taxa tão importante para a economia brasileira?

O que é taxa selic: entenda ainda hoje a taxa mais famosa do Brasil

Se você acompanha o noticiário ou se interessa por economia, provavelmente tem escutado bastante sobre as mudanças recentes que foram feitas na Selic. Mas o que é taxa Selic?

Você provavelmente soube que ela sofreu um aumento considerável recentemente. Mas o que isso significa para a sua empresa e para os seus clientes?

Primeiramente, é preciso compreender que “o” Selic e “a” Selic não são a mesma coisa, embora os dois conceitos tenham tudo a ver.

Quando alguém fala sobre “o” Selic, ela está se referindo ao Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que é a organização que acompanha as operações financeiras públicas.

Ao falar sobre “a” Selic, que vai ser o assunto do nosso texto de hoje, estamos falando sobre a taxa básica de juros brasileira, que é tratada por esse sistema.

O Sistema Especial de Liquidação e Custódia foi criado em 1979 pelo Banco Central e pela Andima (Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto).

O objetivo era otimizar a compra e a venda de títulos públicos. Assim, a taxa Selic era a porcentagem média utilizada nessas operações realizadas entre bancos.

Esse processo de compra e venda de títulos corresponde a empréstimos de prazo muito curto, que vencem em apenas um dia.

Sua função é garantir o cumprimento pelas instituições financeiras da exigência de manutenção de um depósito de segurança no Banco Central.

Assim, o Sistema Selic mostrou-se muito eficiente, melhorando o controle do Banco Central sobre as reservas bancárias.

É por essa razão que, desde 1999, a taxa Selic passou a ser a única referência para indicar os juros do país.

Agora que você já entendeu a origem conceitual, vamos te explicar mais detalhadamente o que é a taxa Selic e como ela pode afetar os investimentos de uma empresa e a economia como um todo.

Além disso, ao longo deste artigo, você vai conhecer os efeitos do aumento e da queda na taxa Selic bem como os fatores que levam a essas mudanças.

Seja qual for a sua área de atuação ou o segmento dos seus negócios, certamente essas informações serão úteis. Então, não deixe de continuar a leitura.

O que é taxa Selic?

Mesmo que você ainda não entenda ao certo o que é taxa Selic, deve saber que ela é uma das mais importantes taxas de juros do Brasil.

De tempos em tempos seu valor é reajustado após reuniões com o Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central.

Apesar de, muitas vezes, as taxas de juros serem competitivas, elas são diferentes, dependendo do tipo de empréstimos.

O valor da Selic, que é considerada uma taxa fixa, não muda até que seja feito reajuste. Geralmente, o Copom se reúne a cada 45 dias para tomar essa decisão.

Banco Inter

Em fevereiro de 2020, a tarifa foi definida em 4,25% ao ano, atingindo o menor patamar da história.

O valor anterior era de 4,50%, colocando o país em 2º lugar com o maior corte de juros em um ano.

Depois disso, as quedas continuaram: em abril de 2021, a taxa foi reduzida para 3,75% e, em maio, para 3%.  Já em meados de junho a taxa Selic caiu para 2,25% e chegou a 2% em agosto.

Esse percentual histórico permaneceu o mesmo até março de 2021, quando o Copom voltou a aumentar gradativamente a taxa Selic, começando com a mudança para 2,75%.

Desde então, os aumentos têm sido constantes: de 2,75% para 3,5% em maio, 4,25% em junho, 5,25% em agosto, 6,25% em setembro e a mudança mais recente para 7,75% em outubro.

Mas o que isso quer dizer? Afinal, para quem ainda não compreende o que é taxa Selic, estes números podem não fazer muito sentido.

Em poucas palavras, a taxa Selic é a média dos juros que o governo do Brasil paga por empréstimos tomados dos bancos.

Dessa forma, se a Selic aumenta, os bancos passam a dar preferência aos empréstimos para o governo, já que ele paga mais.

Quando a Selic diminui, os bancos precisam emprestar mais dinheiro para os consumidores para conseguir um lucro maior, ou seja, quanto menor a Selic, mais vantagens para o consumidor que pede um empréstimo.

Assim, o governo usa esse índice para tentar controlar a inflação e a entrada de investimentos estrangeiros no país.

Dessa forma, até as empresas de fora devem saber o que é taxa Selic para estudar a melhor hora de investir no capital brasileiro.

Aliás, toda a população deveria entender o que é taxa Selic, porque ela afeta o consumo de maneira generalizada e não apenas os juros cobrados pelos empréstimos.

Isso significa que o aumento da taxa Selic influencia os preços dos mais diversos produtos que as pessoas precisam adquirir.

A taxa Selic alta representa produtos com preços mais elevados, pois as empresas precisam fazer transações mais caras para manterem seu funcionamento.

Nesse contexto, é claro que os custos extras são repassados ao consumidor final. Por isso, dizemos que há desestímulo ao consumo quando a taxa Selic é aumentada.

Com os produtos e serviços mais caros, as pessoas deixam de consumir da mesma maneira que consumiam quando a taxa estava mais baixa.

Por outro lado, também haverá menos dinheiro circulando, por conta do incentivo aos investimentos, como veremos no tópico seguinte.

Agora que você já compreendeu o que é taxa Selic, caso deseje acompanhar suas mudanças ao longo do tempo, os números mensais e anuais podem ser encontrados no site da Receita Federal.

Teste agora Keruak - Gerencie Contratos

Como essa tarifa afeta os investimentos?

Depois de entender o que é taxa Selic, você precisa saber como ela influencia nos seus investimentos.

Uma das interferências da Selic é na importação de produtos. Como adiantamos anteriormente, a tarifa é utilizada para administrar a entrada de produtos e empresas estrangeiras.

Com a alta taxa de juros, os investimentos vindos de fora do país tendem a crescer. Quanto maior for a entrada de capital estrangeiro, principalmente dólar, menor vai ser a cotação da moeda.

Um processo semelhante ocorre com os investimentos dos próprios brasileiros. Pense nos investidores como pessoas ou empresas que emprestam dinheiro a outras instituições.

Naturalmente o que leva alguém a emprestar dinheiro é o lucro representado pela taxa de juros recebida como remuneração pelo empréstimo.

Quando alguém investe, por exemplo, no Tesouro Selic, recebe mais dinheiro como retorno quando a taxa Selic está mais alta. Isso significa que, quando há um aumento considerável na taxa básica de juros, há também um incentivo aos investimentos.

Assim, surge uma preferência por investir ao invés de consumir, o contrário do que ocorre quando produtos e serviços estão com preços mais atrativos.

Agora que você já entendeu o que é a taxa Selic e como ela afeta o padrão de investimentos,  vamos ver como seu aumento ou sua queda podem afetar a sua empresa.

Quando a taxa Selic sobe

Se o valor da taxa Selic sobe, quem estiver endividado vai passar a ter que pagar mais juros aos credores, diminuindo seu poder de compra.

Esse efeito negativo nos hábitos de consumo atinge as finanças corporativas, pois ao pagar mais para quitar as prestações do empréstimo, vai sobrar menos para o consumidor investir em produtos.

Uma tarifa alta implica em menos dinheiro circulando e, consequentemente, há uma menor procura por serviços. Com uma demanda reduzida, a tendência é que os preços caiam.

Caso os investimentos da sua empresa estejam voltados para serviços ou produtos de luxo, a alta taxa Selic pode ser ainda mais impactante, já que os itens mais caros são os primeiros a serem cortados em caso de contenção de despesas.

Se você entendeu o conceito base da taxa Selic, deve estar lembrando dos empréstimos do banco em relação às empresas.

Quase todas as empresas de pequeno porte têm empréstimos pendentes. Quando o valor tarifário aumenta, o valor a ser pago também sofre um acréscimo.

Isso dificulta a conciliação bancária, já que, na maioria dos casos, as dívidas foram programadas a serem quitadas a longo prazo. Qualquer aumento significa uma extensão desse prazo.

Para quem pensa em fazer novos investimentos, também é necessário ficar atento a esse panorama.

Mesmo que sua empresa tenha uma boa segurança financeira, às vezes é necessário recorrer a empréstimos para comprar um novo maquinário ou abrir uma nova loja.

Com um aumento da taxa básica de juros, fica mais difícil contratar novos empréstimos de curto prazo, dificultando os investimentos mais urgentes.

Se as empresas estagnarem seu crescimento, o desemprego pode aumentar e a economia tende a se retrair, favorecendo a entrada de investimento estrangeiro.

Apesar das desvantagens evidentes, a alta na taxa Selic pode beneficiar alguns investidores.

Como a tarifa influencia os juros que os bancos pagam, a Selic pode aumentar os rendimentos de aplicações de renda fixa, como as poupanças.

Quando a taxa Selic diminui

A baixa na taxa de juros pode estimular os gastos dos consumidores. Com menos juros a pagar, quem compra os produtos consegue levar maiores quantidades.

Esse aumento do consumo ajuda para que o dinheiro volte a circular na economia. Isso retorna para as empresas, que são estimuladas a expandir seus negócios.

É preciso tomar cuidado porque, com a queda da taxa Selic, a inflação tende a aumentar. No caso de uma crise financeira, isso poderia não causar tantos reflexos no poder de compra.

A tarifa menor também traz benefícios ao incentivar os empresários a fazerem novos empréstimos para investir no crescimento da empresa.

Como essa taxa de juros é fixa, a dívida pode caber no controle financeiro de forma que ela não seja tão onerosa a longo prazo.

Dependendo das necessidades da gestão financeira, é possível, ainda, renegociar os empréstimos que estão em aberto.

Da mesma forma que o aumento do valor tarifário eleva os rendimentos de renda fixa, a queda na taxa Selic gera uma diminuição dos rendimentos da poupança.

O Guia Completo Para Atrair Investidores

Nesse caso, é uma ótima oportunidade para os investidores lucrarem com ganhos na renda variável.

Você acabou de aprender o que é taxa Selic e tirou algumas dúvidas, certo? Agora pense na sua equipe, ela também não deveria entender esses termos?

Entender o básico da gestão financeira é importante independente do setor em que o profissional trabalhe. Leia: Educação financeira: por que sua empresa deve investir nisso?

O que faz a taxa Selic aumentar ou diminuir?

Ao compreender o que é a taxa Selic e os efeitos das mudanças sofridas por ela, pode ser que você esteja se perguntando sobre a atuação do Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central.

Afinal, é nas reuniões deste comitê que são definidas as possíveis quedas e os possíveis aumentos da taxa Selic.

Mas como essas decisões são tomadas? Quais são os fatores que levam o Copom a elevar ou reduzir a taxa básica de juros brasileira?

São diversas as variáveis consideradas, mas podemos dizer que a principal delas é a inflação. Muitos especialistas definem a taxa Selic como um recurso de contenção do aumento de preços.

Assim, se existir uma previsão de aumento da inflação nos próximos períodos, o Copom tende a decidir pelo aumento da taxa Selic para reduzir o consumo.

Além da inflação, outro fator considerado para a decisão de aumentar ou reduzir a meta da taxa Selic é o nível de emprego e renda dos brasileiros.

Quando boa parte da população está trabalhando, ou seja, quando a empregabilidade está alta, as pessoas contam com mais dinheiro no bolso para consumir e tendem a gastar mais.

Isso cria uma pressão sobre os preços que tem impacto direto sobre a inflação. Assim, a taxa Selic é utilizada como ferramenta de controle dos preços.

Mas quando se considera que nem sempre o aumento dos preços é um reflexo do aumento do consumo, da empregabilidade e do crédito, a utilização da taxa Selic para contê-los pode ser considerada uma estratégia inadequada.

Daí a existência de discordâncias a respeito da necessidade de aumento ou queda da taxa básica de juros. Trata-se de uma questão bastante complexa.

Como agora você já entendeu o que é taxa Selic e alguns pormenores que envolvem suas quedas e elevações, vai se interessar também pelo nosso artigo sobre o aumento mais recente desta taxa. Até o próximo post.