7 tipos de investimentos empresariais para conhecer

Receber um aporte financeiro é um dos sonhos de muitos empreendedores. Mas será que você sabe qual tipo de investimento é o mais adequado para o seu negócio? Entenda mais sobre o assunto.

7 tipos de investimentos empresariais para conhecer

Não é novidade que as aplicações monetárias ajudam na conquista do objetivo da prosperidade empresarial. Mas existem vários tipos de investimentos e é preciso conhecer as vantagens e desvantagens de cada um deles para entender qual é o mais apropriado para o seu negócio.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre os principais tipos de investimentos que uma empresa pode receber e como você pode se preparar para atrair a atenção dos investidores.

Confira os próximos tópicos.

Os principais tipos de investimentos

São vários os tipos de investimentos e cada um deles se encaixa em uma etapa específica do desenvolvimento de um negócio.

Para que você saiba qual deles é mais condizente com a realidade atual da sua empresa, vamos listar os tipos de investimentos mais praticados no mercado e as principais informações sobre cada um deles.

Family, friends and fools

Essa é uma das categorias de investimento que se encaixam no estágio inicial do desenvolvimento dos negócios.

Os investidores profissionais costumam preferir os empreendimentos que já têm um certo grau de maturação, o que dificulta a obtenção de aportes por empresas no início de suas atividades.

É nessa situação que entram os investimentos vindos de familiares, amigos e outras pessoas próximas ao empreendedor.

Esses são os investidores que se interessam pelo negócio independente das provas de que ele vai prosperar. Ou seja, a relação na qual se baseia o investimento está no nível pessoal, não se trata de uma relação 100% profissional.

O Guia Completo Para Atrair Investidores

É por isso que os investidores dessa categoria não esperam obter um grande retorno a partir de seus investimentos.

Por isso também os valores destinados a esse tipo de aporte não costumam ser muito expressivos, mas podem ser essenciais no início de um empreendimento.

Um exemplo de negócio que contou com o investimento de familiares e amigos em seu estágio inicial é o Facebook, inicialmente financiado pelos pais de Mark Zuckerberg.

Crowdfunding

O crowdfunding foi regularizado no Brasil apenas em 2017, pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), e também é recomendado para negócios em estágio inicial.

Ele também é conhecido como financiamento coletivo, pois reúne um conjunto de investidores para ajudar em projetos e investimentos visando à obtenção de retornos depois de certo tempo.

Este é um dos tipos de investimentos mais populares atualmente e os investidores em potencial tomam conhecimento sobre o empreendimento a partir de sua divulgação em plataformas on-line.

A questão que gera mais preocupações em relação ao crowdfunding é que ele tem uma data-limite para o retorno dos investimentos.

Outros pontos de atenção para os empreendedores que querem recorrer ao crowdfunding são a escolha da plataforma mais adequada ao seu segmento de negócios e a criação de uma divulgação atrativa para despertar a atenção dos investidores.

Aceleradora

As aceleradoras são organizações que buscam oportunidades de negócios identificando startups com grande potencial para receberem seus investimentos.

Além do capital, outros benefícios podem ser oferecidos aos empreendedores, como capacitação, mentorias e até espaço de trabalho. De maneira geral, a aceleradora faz investimentos relativamente baixos.

Mas quando o empreendimento está numa fase inicial e seus idealizadores também podem receber os benefícios extras, esta é quase sempre uma excelente opção.

Para chamar a atenção de uma aceleradora, é preciso contar com um plano de ação bem elaborado e um projeto de negócios muito claro e objetivo.

Investidor-anjo

Entre os tipos de investimento, este é um dos que possui maior volume de capital e de risco, se comparado aos citados anteriormente.

O investidor-anjo pode ser uma pessoa física ou jurídica de grande notoriedade, que possui muita experiência e muitos contatos em determinado segmento empresarial.

Sendo assim, além do capital, esse tipo de investidor também oferece sua experiência e seus contatos para auxiliar no crescimento do negócio em que ele decide investir.

Como o próprio nome já diz, esse investidor é considerado um tipo de bênção para os empreendedores, mas trata-se de um investimento de alto risco.

Por conta disso não é fácil atrair a atenção de um investidor-anjo e é preciso contar com um modelo de negócio bem desenvolvido e com alto potencial de crescimento.

Venture capital

Esse é um dos tipos de investimentos que oferecem os maiores aportes financeiros. Ele é viabilizado por meio de fundos e dedicado a startups que estão em uma fase de grande crescimento.

Trata-se de uma ajuda para a consolidação do negócio, que normalmente já foi iniciada com o auxílio de outros tipos de investimentos.

Os representantes dos fundos podem atuar como sócios e participar ativamente da gestão da empresa, no intuito de prepará-la para a abertura de capital, fusão ou venda.

Private equity

Traduzido como patrimônio privado, esse tipo de investimento é voltado para a consolidação de empresas de grande porte.

Seu funcionamento também está baseado em fundos que oferecem grandes aportes, fazendo com que os investidores tornem-se sócios do negócio.

Depois de um tempo, quando o empreendimento obtém grande sucesso e altos lucros, a parte da sociedade adquirida pelo investidor inicial costuma ser vendida para que ele obtenha os lucros referentes ao investimento.

Esse tipo de financiamento também pode preparar o negócio para a abertura de capital ou para a participação em fusões e aquisições.

Seed capital

Também chamado de investimento semente ou capital semente, esse tipo de aporte é destinado a empresas que já provaram o seu potencial de lucratividade e contam com uma quantidade relevante de clientes.

O investidor-semente tem sua atenção despertada por empresas que já contaram com outros tipos de investimentos anteriormente, possuem experiência no mercado e um modelo de negócio bem definido.

Normalmente esse tipo de aporte também é feito por um fundo composto por vários investidores, o que diminui os riscos e amplia as chances de retorno financeiro.

Banco Inter

Pontos de atenção para obter um aporte financeiro

Receber um aporte financeiro é um dos principais desejos de um empreendedor, tanto quando o negócio passa por seu estágio inicial quanto quando ele já está se consolidando.

Para atingir esse objetivo, é preciso ter um bom plano de negócios e tomar algumas providências para atrair e convencer os investidores de que a empresa trará bons retornos.

Para começar, mantenha toda a documentação da empresa regularizada e os relatórios financeiros e contábeis atualizados.

Alguns investidores costumam solicitar uma auditoria antes de definirem o investimento e, se todas as informações forem facilmente acessadas, ponto para você.

Mantenha o seu setor financeiro e os seus processos internos sempre organizados. Isso pode ser feito com a ajuda de um software de gestão financeira.

Esforce-se para alcançar e manter sua segurança jurídica e contábil, tenha a saúde financeira do negócio como um objetivo constante.

Além disso, estabeleça metas alcançáveis e crie uma cultura organizacional baseada na transparência.

Essas são algumas práticas que com certeza vão ajudar o seu negócio a obter um aporte financeiro de acordo com as suas necessidades.

Mas, além dos diversos tipos de investimentos citados aqui, se o seu negócio precisa com urgência de capital, uma outra solução possível são os empréstimos empresariais. Leia o nosso artigo sobre o assunto.