Contabilidade de custos: entenda a importância para a empresa

A contabilidade de custos é uma parte da contabilidade que se dedica ao gerenciamento dos custos de produtos ou serviços de uma organização.

Contabilidade de custos: entenda a importância para a empresa

Contabilidade de custos tem tudo a ver com uma boa organização financeira e, se você deseja ser um bom gestor, precisa estar bem informado sobre esse assunto.

O primeiro passo para entender melhor a contabilidade de custos é ter em mãos a lista de saídas que compõem os custos dos seus produtos ou serviços.

Ao ler este artigo, você vai saber muito mais sobre o assunto: vamos explicar o que é contabilidade de custos, como ela pode impactar a administração da sua empresa, quais são os seus benefícios e como colocá-la em prática.

Fique atento aos próximos tópicos.

O que é a contabilidade de custos e qual é a sua função?

Para definir a contabilidade de custos, é preciso lembrar que os custos correspondem às saídas necessárias para a produção do produto ou serviço que você comercializa.

Custo, portanto, não é a mesma coisa que gasto ou despesa.

Já a contabilidade corresponde aos cálculos que são feitos com o objetivo de alcançar a evolução financeira de um negócio.

Nesse contexto, a contabilidade de custos pode ser definida como uma parte da contabilidade que se dedica ao gerenciamento dos custos de produtos ou serviços de uma organização.

Seu objetivo é determinar os melhores preços de venda, ou seja, preços que garantam um lucro representativo tendo como base os custos de produção.

Sendo assim, a contabilidade de custos tem a função de analisar se a empresa está ganhando ou perdendo dinheiro ao realizar suas transações.

Ela pode ser usada como parâmetro para a tomada de decisões assertivas que objetivam o sucesso dos negócios.

Teste agora Keruak - Relatórios

Como a contabilidade de custos pode impactar a administração de uma empresa?

Ao aplicar a contabilidade de custos, você consegue acompanhar a evolução dos seus produtos ou serviços e traçar metas de custos para um determinado período de tempo. Isso deve fazer parte do seu planejamento estratégico.

Sendo assim, a contabilidade de custos deve ser uma ferramenta constante em sua gestão financeira, para que preços adequados de venda sejam definidos e os gastos sejam reduzidos.

E para que os seus produtos ou serviços sejam vendidos por preços adequados, é preciso considerar toda a jornada dos mesmos.

Será que suas vendas serão mantidas mesmo se houver um aumento do preço do produto? Se sim, seus clientes estão prontos para pagar um pouco mais para ter acesso à qualidade do produto ou serviço que você está ofertando.

Se não, será preciso recorrer a outras estratégias para que não haja alterações no preço.

Com o passar do tempo, você terá dados suficientes sobre a jornada do produto ou serviço para fazer análises e comparações de modo a obter um diagnóstico financeiro eficaz.

Fica claro, portanto, que a garantia dos lucros e do crescimento do negócio não podem ser alcançados sem uma boa aplicação da contabilidade de custos.

Quais são os tipos de custos?

Existem algumas categorias em que os custos se subdividem para a aplicação da contabilidade de custos. Veja abaixo as principais entre elas.

  • Custos diretos: este é o tipo de custo mais fácil de ser identificado porque está diretamente ligado à produção, como a matéria prima e os materiais para as embalagens;
  • Custos indiretos: se relacionam ao produto ou serviço, mas de maneira indireta. As contas de energia elétrica e água e o aluguel do espaço para a produção são alguns exemplos;
  • Custos variáveis: têm a ver com o volume de produção. Quanto mais produtos são produzidos, mais custos são gerados com a matéria prima, por exemplo. Eles também são considerados custos diretos;
  • Custos fixos: não sofrem alteração quando há mudanças no volume de produção e estão ligados aos custos indiretos, pois correspondem aos custos que se mantém mês após mês, como o aluguel e as contas de energia elétrica e água.

Benefícios que a contabilidade de custos pode trazer

Vamos ver agora as principais vantagens da aplicação da contabilidade de custos.

Encontrar uma margem de lucro eficiente

É claro que quanto maiores os lucros melhor será para a empresa, mas você não pode aumentar os preços de venda dos seus produtos indefinidamente com o objetivo de melhorar a lucratividade.

Essa atitude poderia reduzir as vendas. Por isso é preciso saber quanto os seus clientes estariam dispostos a pagar pelo seu produto ou serviço.

Além disso, é preciso conhecer bem os custos de produção, para que o preço de venda os cubra e mantenha o lucro.

Esse equilíbrio para a definição de uma margem de lucro ideal só é proporcionado por uma boa contabilidade de custos.

Saúde financeira do negócio

A contabilidade de custos evita que os gestores fiquem atentos somente ao faturamento (entradas) e se esqueçam dos custos como importantes componentes da sua administração financeira.

Quando você conhece e acompanha os custos de produção fica mais fácil manter a lucratividade e a contabilidade de custos é a sua principal aliada no processo.

Assim, a saúde financeira deixa de ser uma meta e passa a ser uma realidade duradoura e segura a longo prazo.

Melhoria da análise gerencial

Com a aplicação da contabilidade de custos, você consegue fazer uma análise gerencial mais completa e detalhada.

Essa análise visa mostrar qual é a real situação econômica, financeira e patrimonial da empresa em determinado momento.

A partir da contabilidade de custos, os resultados ficam mais claros e os gestores não se apegam à tendência de dar mais atenção ao faturamento e não analisar o todo.

Projeções de vendas e custos

Com informações precisas sobre os custos de produção do seu produto ou serviço geradas pela contabilidade de custos, seu planejamento é possibilitado e suas possibilidades de vendas futuras tornam-se visíveis.

Assim, suas projeções tornam-se mais precisas e o controle financeiro do seu negócio é mais eficiente.

Guia Definitivo de Gestão de Empresas

Como aplicar a contabilidade de custos?

Agora que você já conhece a importância da contabilidade de custos para a sua empresa, é hora de entender como aplicá-la.

Veja a seguir o passo a passo.

  1. Faça uma lista com todos os custos e despesas da sua empresa: mantenha essas informações sempre atualizadas e, se possível, utilize um software de gestão financeira;
  2. Separe os custos diretos de cada produto/serviço: o objetivo é definir o custo de produção individual para cada item;
  3. Faça uma comparação entre o custo de produção médio e o preço de venda: dessa forma, você saberá se tem uma boa margem de contribuição;
  4. Faça um rateio dos custos indiretos entre os seus produtos ou serviços: encontre um critério justo para fazer essa divisão e inclua os custos indiretos no custo dos produtos;
  5. Encontre um ponto de equilíbrio para cada produto ou serviço: o ponto de equilíbrio é aquele em que não há lucro nem prejuízo. Ele mostra a quantidade que você precisa vender para que as despesas não sejam superiores às receitas;
  6. Defina a sua estratégia: com todas essas informações em mãos, pense em ações que podem levar o seu negócio ao crescimento e à estabilidade. Você pode precisar reduzir os custos ou rever os preços de venda, por exemplo. A partir desse ponto, suas decisões devem se basear em dados e uma linha de ação deve ser estruturada.

Agora que você entendeu a relevância da contabilidade de custos para o seu negócio, vai precisar mapear sua estrutura de custos para colocá-la em prática. Não deixe de ler nosso artigo sobre esse assunto.