Custeio ABC: entenda o método de uma vez por todas

Você conhece o método de custeio ABC? Essa metodologia corresponde ao custeio baseado em atividades e você pode saber mais sobre o assunto continuando a leitura.

Custeio ABC: entenda o método de uma vez por todas

Conhecer e controlar os custos das atividades de um negócio são tarefas fundamentais dentro da gestão financeira de qualquer empresa. E é claro que é necessária a aplicação de metodologias adequadas para o cálculo desses custos. Entre essas metodologias está o custeio ABC.

O nome “custeio ABC” refere-se à abreviação de Activity Based Costing, ou seja, custeio baseado em atividades.

Neste artigo, vamos explicar o que é e como funciona, na prática, o custeio ABC, além de enumerar as vantagens desse método.

Vamos fazer também um breve resumo sobre outras metodologias: o custeio por absorção e o custeio variável, para que você possa diferenciar o foco de cada uma.

Além disso, ao dar continuidade a esta leitura, você vai entender o que são direcionadores de custos, fatores fundamentais para a aplicação do método de custeio ABC.

Confira os tópicos seguintes.

O que é custeio ABC?

O custeio ABC é um método que parte do princípio de que os custos de uma empresa são gerados a partir das atividades nela desenvolvidas.

E essas atividades são as tarefas necessárias para a disponibilização dos produtos ou serviços com os quais a empresa trabalha.

O objetivo da aplicação desse tipo de custeio é a possibilidade de uma análise separada de outras despesas e custos indiretos, ou seja, que não estão relacionados ao trabalho em si.

Assim, é possível também mensurar com maior exatidão quais são as despesas e os custos indiretos, identificando-os nesta categoria a partir da observação de suas atividades geradoras.

Podemos dizer, portanto, que o custeio ABC busca rastrear os custos de cada atividade realizada em uma empresa para descobrir como essas atividades contribuem tanto para a geração de receitas quanto para o consumo dos recursos.

Quando se pensa no papel dos custos indiretos dentro dos custos totais das operações de uma organização, essa separação se torna muito relevante.

Foi inclusive esse um dos motivos pelos quais os professores Robert Kaplan e Robin Cooper desenvolveram o método de custeio ABC.

O outro motivo foi a elevação da diversificação de processos na confecção de produtos. Nesse sentido, o método é muito eficaz quando se pensa em uma estratégia de melhoria constante dos processos e do desempenho do negócio.

Com ele, é possível organizar e compreender profundamente a geração de receitas e a lucratividade da empresa, melhorando, assim, o planejamento orçamentário.

O que são direcionadores de custos?

Os direcionadores de custos ou drivers de custeio são as transações que definem a quantidade de trabalho a ser aplicada em cada atividade para encontrar o seu custo e a quantidade de atividades necessárias para a produção de um produto ou disponibilização de um serviço.

Esses direcionadores são subdivididos em duas categorias:

  • Direcionadores de custos de recursos: identificam os recursos necessários para cada atividade, ou seja, estabelecem uma relação entre os recursos utilizados e as atividades desempenhadas;
  • Direcionadores de custos de atividades: indicam quais são as atividades necessárias para a produção de um produto ou o fornecimento de um serviço.

Os direcionadores de custos são essenciais para a correta aplicação do método de custeio ABC e, por isso, é preciso ter cautela ao selecioná-los.

Nova call to action

Custeio por absorção e custeio variável

O custeio por absorção e o custeio variável são outros métodos que podem ser confundidos com o custeio ABC. É interessante conhecer o funcionamento de cada um deles para aplicar o método mais adequado a cada uma das suas necessidades.

Veja abaixo uma breve apresentação sobre esses dois outros métodos.

Custeio por absorção

O nome desse método, também chamado de custeio integral ou custo integral, faz referência à absorção dos custos fixos no custo final dos produtos ou serviços ofertados pela empresa.

Ou seja, o custeio por absorção inclui no custo final dos produtos ou serviços todos os custos envolvidos em sua produção, sejam eles diretos ou indiretos, fixos ou variáveis.

Para a aplicação desse método, é preciso fazer a correta diferenciação entre custo e despesa. Serão incluídos no custo final do produto somente os valores referentes aos custos.

Isso significa que não devem ser consideradas, por exemplo, as despesas administrativas ou financeiras.

Custeio variável

O custeio variável também é conhecido como custeio direto e é um dos mais utilizados pelas empresas.

Trata-se de um método simples e objetivo por considerar como custos de fabricação somente os custos variáveis diretos e indiretos.

Nesse caso, como os custos fixos existem independentemente da produção, são considerados como despesas e não como custos de produção.

Sendo assim, podemos dizer que o custeio variável baseia-se na separação entre custos fixos e custos variáveis.

A partir desse método, é possível inferir informações muito importantes dentro da gestão financeira como, por exemplo, a margem de contribuição.

Vantagens da aplicação do custeio ABC

Por ser um método bastante detalhado, o custeio ABC envolve informações relacionadas aos processos, aos colaboradores e às tecnologias utilizadas pela empresa.

Ao analisar todas as variáveis, começam a ganhar destaque algumas vantagens muito relevantes do método. Veja algumas delas em seguida.

  • Diminuição do rateio arbitrário e consequente obtenção de informações gerenciais mais fiéis;
  • Atendimento aos princípios fundamentais de contabilidade;
  • Incentivo à manutenção e revisão dos controles internos;
  • Visualização mais precisa dos fluxos dos processos;
  • Identificação de quais produtos ou serviços estão consumindo mais recursos;
  • Definição do custo de cada atividade em relação aos custos totais;
  • Possibilidade de aplicação em empresas de qualquer segmento ou porte;
  • Fornecimento de subsídios para gestão econômica, custo de oportunidade e custo de reposição;
  • Possibilidade de eliminar ou reduzir as atividades que não agregam valor ao produto.

Como implementar o custeio ABC em sua empresa?

Na prática, o custeio ABC começa com o levantamento dos valores investidos diretamente para a produção de cada unidade de cada produto com o qual a empresa trabalha.

Esses valores podem ser divididos, por exemplo, entre aquisição de materiais e mão de obra.

Em seguida, é preciso elencar os valores referentes aos custos indiretos, como, por exemplo, aluguel e materiais de consumo.

A partir dessas duas listas é que se aplicam as etapas do método:

  1. Identificação das atividades relevantes de cada setor;
  2. Atribuição de custos a cada uma dessas atividades;
  3. Levantamento dos direcionadores das atividades e da quantidade de direcionadores para cada produto;
  4. Cálculo do custo de cada atividade de acordo com seus direcionadores;
  5. Demonstração dos resultados, com o resumo de todos os custos diretos e indiretos, incluindo os valores por atividade.

Como dissemos no início deste artigo, o controle de custos é uma atividade fundamental dentro da gestão de um negócio.

Teste agora Keruak - Relatórios

Portanto, um gestor financeiro deve compreender e aplicar corretamente os conceitos referentes à definição de custos. Só assim será possível aplicar uma metodologia tão detalhada quanto o custeio ABC.

Nesse contexto, um conceito fundamental é o de custo de produção, que diz respeito ao valor total gasto na fabricação de um determinado produto.

Para saber mais sobre custo de produção e conseguir aplicar o método do custeio ABC, recomendamos a leitura do nosso artigo "Custo de produção: como calcular sem errar”. Boa leitura e até o próximo  artigo.