Integração nativa entre ERP e Banco: como funciona?

Ter o seu sistema de contas integrado com a sua conta bancária torna sua rotina como gestor muito mais prática.

Integração nativa entre ERP e Banco

São inegáveis os benefícios que a tecnologia pode trazer para a organização financeira de uma empresa. Um deles é a integração nativa entre ERP e banco.

Ter o seu sistema de contas integrado com a sua conta bancária torna sua rotina como gestor muito mais prática.

Isso porque são muitas as variáveis com que você precisa lidar diariamente em termos financeiros e executar cada tarefa sem automatização é muito mais demorado e dispendioso.

Além disso, essas múltiplas tarefas quando realizadas sem a ajuda de um sistema adequado ficam muito mais suscetíveis a erros.

A boa notícia é que a possibilidade de integração nativa entre ERP e banco já está disponível e é muito fácil de ser implementada.

Isso significa que o seu sistema financeiro pode estar diretamente ligado às suas informações bancárias, simplificando o gerenciamento das contas a pagar e a receber.

É natural que surjam muitas dúvidas quanto à implementação de um recurso desta natureza, afinal a cautela é fundamental quando o assunto são as finanças empresariais.

Por essa razão, elaboramos este artigo com o objetivo de tirar as principais dúvidas sobre o funcionamento dessa integração entre o seu sistema financeiro e o seu banco.

Depois desta leitura, você entenderá como essa integração vai te ajudar significativamente na gestão do seu negócio. Veja os próximos tópicos.

Em que consiste a integração nativa entre ERP e banco?

Os sistemas de gerenciamento de contas a pagar e a receber são cada vez mais necessários no mundo corporativo.

Eles são desenvolvidos para automatizar as tarefas administrativas e evitar os erros e o retrabalho.

Ou seja, com eles os gestores otimizam seu tempo, as informações recebidas e enviadas ganham confiabilidade e a gestão como um todo torna-se muito mais segura.

O sistema gera relatórios prontos para a sua análise e você consegue ter uma visão mais ampliada e precisa do desempenho do negócio.

Quando o sistema ERP se integra com o seu banco, é possível programar os pagamentos dos seus fornecedores nas datas apropriadas.

Assim, ir ao banco torna-se uma tarefa antiquada e você não precisa nem mesmo utilizar o aplicativo do banco toda vez que precisar pagar uma fatura.

Pense na quantidade de tempo poupada. Os pagamentos passam a ser automáticos e você consegue visualizá-los pelo próprio sistema ERP.

E-book:10 Atitudes Financeiras Que Farão Você Transformar o Seu Negócio

Como funciona a integração nativa entre ERP e banco?

Essa integração é realizada de forma eletrônica com os bancos, com a utilização da cobrança e do pagamento escritural.

Esses dois recursos são módulos automatizados de cobrança de títulos por meio de um banco portador.

Sua função é gerar cobranças bancárias sem a necessidade de emissão de papéis como duplicatas ou borderôs.

Assim, a cobrança escritural pode ser definida como um conjunto de operações realizadas para promover a integração nativa entre ERP e banco.

Em outras palavras, é ela a responsável pela viabilização da troca de informações entre o sistema de gestão financeira da empresa e os sistemas das instituições financeiras.

É dessa forma que as operações de cobrança dos títulos de posse da empresa e dos emitidos por ela são realizadas.

O processo acontece em três etapas:

  1. Na primeira delas a empresa encaminha ao banco as informações dos títulos que tem a receber;
  2. Na segunda, o banco emite os boletos e os entrega aos sacados;
  3. Por fim, o banco envia os arquivos para a empresa com as informações sobre a situação atual de cada um, ou seja, se foram pagos ou se estão em atraso.

Muitas vezes é necessário pagar uma tarifa ao banco pela prestação deste serviço, mas na maioria dos casos o investimento vale a pena, sobretudo se você é cliente de um banco digital, que conta com tarifas menores.

Além disso, com a utilização da cobrança escritural, é quase certo que você terá uma redução dos custos operacionais, fazendo o investimento valer ainda mais a pena.

Já o pagamento escritural pode ser definido como um meio de pagamento não físico. Com ele você envia os arquivos eletrônicos referentes aos boletos a serem pagos para que o banco efetue a liquidação.

Esses arquivos podem se referir tanto ao pagamento de fornecedores quanto a tributos ou quaisquer outras contas a pagar.

Trata-se portanto de uma forma automatizada de autorização de pagamentos e de agendamento de pagamentos futuros.

São várias as modalidades de pagamento que podem ser usadas, como o crédito em conta, a emissão de TED ou DOC, o PIX, as ordens de pagamento e os títulos registrados e não registrados.

Assim como a cobrança escritural, o processo é simples e poupa muito tempo, além de reduzir os custos operacionais e contribuir para a promoção da segurança da informação.

Vantagens da integração nativa entre ERP e banco

Do início do artigo até aqui já foi possível notar algumas das vantagens de integrar o seu software de gestão financeira ao banco cujos serviços você utiliza.

Agora vamos fazer uma lista com os principais benefícios desta integração para você visualizar como ela vai ajudar em sua gestão de forma mais ampla.

KRK - Vendas - DRE
  • Diferencial competitivo, já que o gestor ganha tempo para fazer análises que vão resultar em decisões estratégicas;
  • Integração de informações evitando as inconsistências e promovendo a confiabilidade;
  • Redução de custos operacionais e de processos bancários;
  • Aumento na produtividade da gestão;
  • Promoção da segurança da informação;
  • Eliminação do uso do Internet banking para realização de cobranças e pagamentos;
  • Aumento da lucratividade;
  • Redução da inadimplência.

Experimente o Keruak

O Keruak é um dos mais completos softwares de gestão financeira disponíveis hoje no Brasil. Ele é indicado para gestores de pequenas e médias empresas obterem o controle da saúde financeira do negócio por meio de uma única plataforma.

São diversas as funcionalidades, que incluem a emissão de notas fiscais, criação de propostas comerciais, controle de estoque e, claro, a gestão das movimentações financeiras com poucos cliques.

Além disso, o Keruak Software está integrado com as melhores ferramentas do mercado, o que certamente vai otimizar o seu dia a dia.

Uma das integrações de maior destaque é com o Banco Inter, um dos primeiros e mais conhecidos bancos digitais do país.

Quer experimentar o Keruak e a integração nativa entre ERP e banco? Você pode fazer isso gratuitamente por 15 dias e verificar por si mesmo como a sua gestão será facilitada. Basta clicar aqui e fazer o seu cadastro.