/ Finanças

Modelo de recibo de pagamento: o que você não pode esquecer

Ao abrir uma empresa, muitas dúvidas passam pela cabeça dos novos empreendedores: em qual categoria a empresa irá se encaixar? Qual será o seu regime tributário? Quais impostos devo pagar? Sendo que a maior das preocupações é: como realizar a gestão financeira de maneira eficaz? Esses e outros questionamentos são comuns no início de um negócio. Caso você se encontre nessa situação, já pensou em como um modelo de recibo de pagamento pode ser uma resposta para um bom gerenciamento das suas finanças?

Muitas pessoas pensam que contar com um modelo de recibo de pagamento não faz diferença nenhuma na gestão financeira de um empreendimento.

Entretanto, essa afirmação não poderia estar mais errada.

O modelo de recibo de pagamento é uma ferramenta essencial para comerciantes, autônomos e setores contábeis dos mais diversos tipos de empresa.

Fazer uso desse documento irá trazer mais credibilidade e segurança para a sua empresa, além de auxiliar na gestão financeira interna.

Você já faz uso desse documento na sua empresa? Ainda não? Continue a leitura do nosso artigo para saber tudo o que é necessário sobre o assunto e, ao final, tenha um modelo de recibo de pagamento pronto para uso.

O que é um modelo de recibo de pagamento?

O recibo de pagamento é um documento que comprova a transação financeira de pagamento de alguma obrigação.

Não há mistério em entender o que é um recibo de pagamento. Logo, um modelo desse recibo é um exemplo de recibo de pagamento que pode ser utilizado diferentes vezes a partir da edição das informações pertinentes.

A importância do recibo de pagamento

Nós sabemos que o recibo de pagamento não possui caráter oficial e, portanto, não pode ser utilizado como base para recolhimento de impostos.

Mas, com certeza, é de extrema importância para base de cálculo, sendo muito utilizado para auxiliar nos processos da gestão financeira da empresa.

Além de ser imprescindível para o fluir dos procedimentos internos, o recibo de pagamento é importante porque atua como instrumento de prova mediante execuções judiciais.

Dessa forma, podemos afirmar que o recibo de pagamento resguarda o devedor de qualquer cobrança indevida.

Cada modelo de recibo de pagamento deve contar com algumas informações básicas que não podem faltar em nenhum recibo de pagamento.

Para que você entenda melhor o que é um modelo de recibo de pagamento, confira o que deve constar em um documento desses.

Quais dados devem constar em um modelo de recibo de pagamento?

Para você construir o seu modelo de recibo de pagamento, ou ter certeza de que está utilizando um modelo eficaz, confira se o mesmo possui os dados que vamos destacar a seguir.

Um modelo de recibo de pagamento deve ter as informações certas, caso contrário seu uso pode ser inviável, visto que tais informações podem não ser válidas.

Por isso é necessário saber exatamente o que deve ter em um modelo de recibo de pagamento. Confira:

  • Número do recibo;
  • Valor da transação/pagamento;
  • Data em que a transação/pagamento foi realizada;
  • Dados de quem recebeu e de quem realizou a transação/pagamento (como nome, CPF ou
  • CNPJ, endereço entre outros);
  • Descrição da movimentação (tipo de serviço realizado ou produto adquirido).

Esses dados são os básicos que devem, sem falta, constar em um modelo de recibo de pagamento.

Obviamente, ajustes podem ser feitos de acordo com a situação vivenciada e novas informações podem ser adicionadas.

O modelo de recibo de pagamento deve ser, ao mesmo tempo, objetivo e completo. Se faz necessário ter certeza de que todas as informações necessárias estão descritas no documento. Assim, não existirão espaços para dúvidas ou duplas interpretações posteriormente.

Agora que você já sabe mais sobre esse documento, vamos ver possíveis formatos de modelo de recibo de pagamento.

Saiba qual modelo de recibo de pagamento é ideal para a sua empresa

Existem diversos tipos de modelo de recibo de pagamento. Nós vamos demonstrar alguns que já estão prontos para uso! Assim, você pode analisar qual é o ideal para a sua empresa e já começar a fazer uso desse importante documento no seu cotidiano.

Modelo 1

-krk--tabela-de-recibo-de-pagamento---Modelo-1

Modelo 2

-krk--tabela-de-recibo-de-pagamento---Modelo-2

Modelo 3

-krk--tabela-de-recibo-de-pagamento---Modelo-3

Diversos podem ser os tipos de modelo de recibo de pagamento. Ao elaborar o seu, ou ao escolher qual será utilizado, é preciso verificar se todas as informações necessárias estão presentes.

Ao fazer uso desse documento, lembre-se: evite rasuras, erros de digitação, evite utilizar assinaturas digitais e procure utilizar um carimbo quando necessário.

Esse simples documento, não fiscal, pode ajudar e muito na gestão das finanças do seu negócio, seja você o gestor de uma empresa ou um profissional autônomo.

Por esse motivo, não hesite em implementar essa ferramenta o mais rápido possível na sua administração financeira.

Agora que você já sabe muito sobre a importância de um bom modelo de recibo de pagamento, aproveite para aprofundar seus conhecimentos sobre a saúde financeira do seu empreendimento. Basta clicar aqui.

CTA-KRK-2--Relat-rios-

Natália Lima

Natália Lima

Co-Founder & CFO - Keruak Software. Carreira em Administração de Empresas. MBA em Controladoria e Gestão Estratégica. Para se ter sucesso basta dar o melhor de si e deixar os resultados com Deus.

Read More