O que é carga tributária e como reduzir os impostos pagos

A carga tributária está relacionada à representatividade dos tributos arrecadados pelo governo em relação ao PIB do país.

carga tributária

Se você é um empreendedor, certamente a elevada carga tributária brasileira foi uma das suas preocupações ao abrir seu negócio. Mas você saberia definir o que é carga tributária realmente?

É claro que tem a ver com os impostos que toda empresa precisa recolher, mas neste artigo vamos te dar uma definição mais precisa.

Além disso, você vai conferir também as nossas dicas para reduzir os valores pagos em impostos pela sua empresa, é claro, sem recorrer à sonegação.

Com certeza a redução de custos para o seu negócio, sobretudo em tempos de crise financeira, é um assunto do seu mais alto interesse.

Então, continue a leitura. Vamos começar definindo o que é carga tributária.

O que é carga tributária?

A carga tributária não corresponde ao valor absoluto das tributações e nem às suas alíquotas. Muitas vezes, o termo é empregado erroneamente com esse sentido.

Mas, na verdade, ao buscar entender o que é carga tributária, compreende-se que ela tem a ver com a representatividade dos tributos arrecadados em relação ao PIB do país.

O Estado arrecada recursos junto às empresas e à população em geral para que suas obrigações sejam cumpridas e suas atividades sejam financiadas.

Ou seja, os impostos pagos pela sua empresa e por toda a população têm como função o financiamento das contas públicas.

Por outro lado, o Produto Interno Bruto (PIB) é um importante indicador, dentro da macroeconomia, para a avaliação da atividade econômica do país.

O PIB corresponde à soma de todos valores de bens e serviços finais que são produzidos no Brasil em determinado intervalo de tempo.

E-book:10 Atitudes Financeiras Que Farão Você Transformar o Seu Negócio

A carga tributária, por sua vez, corresponde à relação entre essas duas variáveis: o PIB e a arrecadação de impostos.

Ou seja, a carga tributária é o percentual que o recolhimento de impostos representa em relação ao valor total do PIB.

Isso significa que, ao calcular e analisar a carga tributária, é possível entender a dimensão que os impostos têm em relação à criação de riqueza no país.

Viu como entender o que é carga tributária é uma tarefa relativamente simples? Não há motivos para confundir o conceito com outros cálculos que são feitos internamente em sua empresa.

Quando se fala em uma demanda por redução da carga tributária, o sentido estrito da ideia é que o governo reduza os valores cobrados das empresas e da população.

Mas essa ideia de redução também foi levada para dentro das empresas, no sentido de reduzir a porcentagem que os impostos representam em relação ao valor total que o negócio arrecada em determinado período.

A carga tributária pode tanto ser calculada com uma abrangência nacional quanto pensando somente em um estado ou região. Nesse caso, considera-se a participação relativa do ente federativo tanto no PIB quanto nas arrecadações.

É possível também fazer uma análise relativa da carga tributária a partir de cada tributo. Ou seja, você pode analisar a participação relativa de um tributo específico dentro do PIB ou da própria carga tributária.

Entendido o que é carga tributária, vamos agora às principais dicas para diminuir os valores dos impostos pagos pela sua empresa.

Como reduzir os valores dos impostos pagos pela sua empresa?

A alta carga tributária brasileira é uma das grandes preocupações dos empreendedores em geral e, como os impostos são muitos, é preciso muito cuidado para mantê-los em dia.

É raro encontrar iniciativas governamentais ou projetos que proponham a redução da carga tributária do país de maneira generalizada.

Mas, em termos mais específicos, existem recursos aos quais a sua empresa pode recorrer para reduzir os impostos que precisam ser pagos.

Obviamente não estamos falando de sonegação. As ideias que vamos listar em seguida estão todas dentro da legalidade.

Faça um planejamento tributário

O planejamento é uma estratégia fundamental dentro de todo negócio, nos seus mais diversos setores e processos.

E não é diferente em relação ao recolhimento de impostos. O planejamento tributário é um conjunto de ações estratégicas adotadas a partir do conhecimento prévio a respeito de todos os impostos que precisam ser recolhidos e de todas as oportunidades oferecidas pelas diferentes instâncias governamentais para a redução dos impostos.

A partir do planejamento tributário, é possível aproveitar, por exemplo, os créditos e os incentivos fiscais.

Ou seja, você vai manter as suas finanças mais organizadas e reduzir o valor total dos impostos pagos. Tudo isso sem nenhum temor em relação a um possível descumprimento legal.

Assim, sua empresa reduz e até adia algumas arrecadações sem correr o risco de ser penalizada com multas.

Nova call to action

Mas, para isso, é preciso conhecer bem a legislação sobre cada tributo que o seu negócio é obrigado a pagar e perceber as oportunidades que se apresentarem.

Recorra à elisão fiscal

A elisão fiscal está diretamente relacionada ao planejamento tributário. Muitas vezes, os dois conceitos são tomados até como sinônimos.

É importante falar dela aqui porque ela costuma ser confundida com a evasão fiscal, que é uma prática ilegal.

No caso da elisão fiscal, porém, não há descumprimento da legislação. Ela é apenas uma forma inteligente de conduzir a sua gestão tributária.

Ou seja, trata-se de uma prática contábil que tem o objetivo de encontrar o formato mais vantajoso de pagamentos de impostos para uma empresa.

A elisão fiscal é dividida em duas categorias: a que diz respeito a procedimentos que estão previstos em lei e a que utiliza procedimentos que aproveitam as brechas das leis.

Você pode encontrar mais detalhes sobre a elisão fiscal lendo o artigo “Elisão fiscal: entenda como diminuir o pagamento de imposto

Aproveite os créditos fiscais

Os créditos fiscais são benefícios voltados para as pequenas e médias empresas que consistem na restituição de alguns tributos pagos.

Ou seja, com os créditos fiscais, é possível obter um abatimento dos valores de alguns impostos. É o caso, por exemplo, do ICMS.

Este tributo pode obter crédito fiscal em operações como fretes de empresas transportadoras, devoluções de produtos sobre os quais o imposto tenha sido lançado na saída da mercadoria, consumo de energia elétrica para a produção de mercadorias que serão exportadas, entre outras possibilidades.

Fique a par dos incentivos fiscais

Os incentivos fiscais correspondem à redução ou, até mesmo, extinção do pagamento de determinados impostos.

Eles são destinados em diferentes situações a empresas que cumprem determinados pré-requisitos.

O objetivo do governo é incentivar o desenvolvimento econômico de uma região ou de um segmento específico de negócios.

Para aproveitar esse tipo de incentivo, é preciso ter sempre informações atualizadas e detalhadas a respeito das ações dos órgãos públicos.

É claro que a análise dessas informações compõe o planejamento tributário e a elisão fiscal.

Utilize uma boa ferramenta de gestão

As ferramentas de gestão são técnicas que ajudam a otimizar a tomada de decisões assertivas dentro das organizações.

Certamente, a adoção de alguma delas vai te ajudar em seu planejamento tributário e na consequente redução dos impostos pagos pela sua empresa.

Agora que você já entende o que é carga tributária, é hora de ter mais informações também sobre essas ferramentas. Leia: Ferramentas de gestão: descubra as indispensáveis para sua empresa.