Gestão fiscal: principais obrigações e melhores práticas

A gestão fiscal corresponde ao gerenciamento de todas as obrigações tributárias de uma organização.

Gestão fiscal

Muitas empresas têm sua saúde financeira totalmente comprometida em razão da falta de atenção dos gestores em relação à gestão fiscal.

As obrigações fiscais de um negócio são diversas e é preciso sistematizar seu cumprimento para que a empresa não deixe de cumprir nenhuma regra.

Ao ler os próximos tópicos, você vai entender o que é gestão fiscal, quais são as principais obrigações fiscais que a sua empresa precisa cumprir e as melhores práticas para alcançar e manter uma gestão eficiente.

Ficou interessado? Então continue a leitura!

O que é gestão fiscal?

A gestão fiscal corresponde ao gerenciamento de todas as obrigações tributárias de uma organização.

Como qualquer empresa possui obrigações tributárias a serem cumpridas, a gestão fiscal deve ser vista como um componente essencial da administração financeira, seja qual for o porte e o segmento de atuação do seu negócio.

Por isso, o assunto deve ser levado a sério pelos gestores, já que a falta de gestão fiscal ou a promoção de uma gestão equivocada pode gerar muitos prejuízos à saúde do negócio.

Assim, a gestão fiscal engloba atividades como a efetivação do pagamento de impostos e a administração tributária de acordo com o regime em que a empresa se enquadra.

Toda empresa precisa elaborar um planejamento tributário, emitir documentos fiscais e, claro, pagar os impostos devidos.

Essas obrigações variam de acordo com o regime tributário e é a gestão fiscal eficiente a responsável pela execução de cada operação em seu devido tempo.

Ou seja, ao cuidar da gestão fiscal do seu negócio, você estará garantindo o cumprimento das regras vigentes na legislação tributária.

Mas a gestão fiscal começa já no momento da escolha do regime tributário: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.

Ao definir a melhor forma de tributação para a sua empresa, a gestão fiscal já está sendo executada. Mas ela não para por aí.

Será necessário um planejamento constante para que os créditos fiscais sejam utilizados sempre da melhor maneira.

A intenção é que a saúde do negócio não seja impactada pelo pagamento dos tributos, que são tão numerosos no Brasil.

A gestão fiscal nunca para, pois as atividades rotineiras de uma empresa vão sempre envolver alguma obrigação fiscal.

Por isso é importante contar com um setor fiscal, ou pelo menos um profissional que possa ficar sempre atento às novas estratégias possíveis para o gerenciamento dessas obrigações.

O gestor fiscal precisa manter uma postura preventiva, tomando as atitudes mais adequadas para evitar possíveis autuações fiscais.

Portanto, seu trabalho deve garantir o cumprimento pela empresa de todas as obrigações fiscais, incluindo a obrigação principal e também as acessórias, sobre as quais falaremos no próximo tópico.

Principais obrigações da área fiscal de uma empresa

As obrigações cujo cumprimento deve ser garantido pela gestão fiscal de uma empresa se subdividem em dois grupos: as obrigações principais e as obrigações acessórias.

As obrigações principais dizem respeito à apuração e ao pagamento de todos os tributos devidos, incluindo impostos, taxas e contribuições.

Já as obrigações acessórias estão relacionadas à emissão de documentos fiscais, à escrituração fiscal, à entrega de declarações e ao fornecimento de informações ao fisco.

E-book:10 Atitudes Financeiras Que Farão Você Transformar o Seu Negócio

Como o pagamento de tributos pode variar e o cumprimento da legislação envolve vários cuidados, é necessária a atenção na execução da sua gestão fiscal.

Muitas empresas acabam não cumprindo todas as suas obrigações fiscais devido à pouca atenção dada à gestão fiscal diante das inúmeras outras obrigações dos gestores.

Ou seja, mesmo que não seja esta a intenção, seu negócio pode descumprir a legislação e, consequentemente, sua saúde financeira pode ser prejudicada se você não promover uma gestão fiscal eficiente.

Melhores práticas para promover uma boa gestão fiscal

Para garantir uma gestão fiscal eficaz e a consequente contribuição para o sucesso do seu negócio, basicamente você precisa seguir dois princípios.

O primeiro deles é manter-se sempre bem informado e atualizado sobre suas obrigações e os possíveis benefícios fiscais em que seu negócio se enquadra.

Já o segundo diz respeito à utilização constante da tecnologia a seu favor, no sentido de agilizar a emissão de documentos e organizar todo o seu gerenciamento.

Vamos falar mais sobre essas práticas e seus desdobramentos nos subtópicos seguintes.

Escolha o regime tributário mais adequado

A atenção e a atualização quanto aos possíveis benefícios fiscais precisa começar já na escolha do regime tributário mais adequado.

Ao fazer a escolha errada do regime tributário, sua empresa pode acabar pagando mais impostos e até ficar ilegal diante do fisco.

Além disso, a escolha do regime tributário não é permanente. Sua empresa pode, por exemplo, se enquadrar no Simples Nacional hoje, mas precisar fazer uma alteração desse enquadramento daqui a algum tempo.

É por isso que dizemos que uma gestão fiscal  eficiente começa com uma boa escolha do regime tributário.

Ainda tem dúvidas sobre os regimes tributários? Leia: Regime tributário: conheça os tipos e saiba como escolher o melhor.

Conheça bem as suas obrigações fiscais

São diversas as obrigações fiscais que uma empresa precisa cumprir e elas também não são fixas, podendo sofrer alterações constantemente.

Daí a necessidade de conhecê-las bem e buscar todas as atualizações para promover uma gestão organizada e assertiva.

Faça um bom planejamento fiscal

Obtidas e atualizadas as devidas informações a respeito de todas as obrigações fiscais, a principal e as acessórias, da sua empresa, é hora de fazer um bom planejamento.

Os aspectos tributários devem ser levados em consideração no planejamento geral da sua gestão, mas também é importante que os gestores se dediquem particularmente à elaboração de um bom planejamento fiscal.

Este planejamento deve considerar todos os encargos fiscais que incidem nas atividades do seu negócio, as obrigações acessórias e a criação de uma reserva para cobrir problemas eventuais.

Um exemplo de problema causado pela falta de planejamento é quando uma falha interna culmina no atraso da entrega de uma obrigação acessória, gerando multa para a empresa.

Mantenha-se atualizado sobre os benefícios fiscais

Os governos federal, estadual e municipal costumam oferecer benefícios fiscais a determinados grupos de empresas com o objetivo de estimular uma atividade ou um setor específico para promover o desenvolvimento econômico local ou regional.

Com a ajuda de projetos relacionados à pesquisa e à inovação tecnológica, os negócios podem se beneficiar desses incentivos, melhorando os seus resultados financeiros.

Mas se a sua empresa não se mantiver atualizada sobre as políticas de benefícios fiscais, perderá essa oportunidade que pode fazer toda a diferença para a saúde do seu negócio.

Utilize um software de gestão financeira

Os softwares de gestão financeira podem otimizar a sua gestão de maneira geral e auxiliar especificamente na gestão fiscal do seu negócio.

Como diversas obrigações fiscais agora são entregues digitalmente, sem a utilização de documentos impressos, a automatização dos processos fiscais passou a ser uma necessidade.

Ganha-se em tempo e em organização, já que é possível integrar vários setores da empresa e também os seus sistemas.

Com esse tipo de software, os gestores controlam e monitoram de forma muito mais eficiente todos os processos relacionados às finanças, o que passa necessariamente pela gestão fiscal.

Nova call to action

Nesse sentido, o Keruak está no topo da lista de melhores opções. Com nosso software você simplifica e agiliza toda a sua gestão financeira.

É claro que com ele a gestão fiscal também é facilitada, com benefícios como, por exemplo, a emissão simplificada de notas fiscais. E o melhor é que você pode fazer um teste gratuito e comprovar toda a diferença que o Keruak pode fazer no seu cotidiano.