Assessoria contábil: o que é e quando contratar uma?

Será que é o momento de contratar uma assessoria contábil para o seu negócio? Acesse o artigo e tire suas dúvidas.

Assessoria contábil: o que é e quando contratar uma?

Entre todas as tarefas e obrigações que os gestores precisam assumir em uma empresa, está uma área que assusta muitos: a contabilidade. Por isso, contar com uma assessoria contábil pode ser uma ótima opção.

Qualquer empreendedor que acaba de montar uma empresa sabe como existem obrigações fiscais a serem cumpridas, sendo que, do contrário, os problemas serão grandes.

Não podemos nos esquecer de que o Brasil ainda é considerado o país mais burocrático do mundo, conforme indicam algumas pesquisas.

Para se ter uma ideia, as empresas brasileiras gastaram, em 2017, duas mil horas e R$ 60 bilhões apenas com burocracia tributária. Números expressivos, não é mesmo?

Pois é. Agora imagine um empreendedor que está iniciando seu negócio e se depara com um mar de impostos, taxas, regras tributárias, trabalhistas etc.

Como ele conseguirá fazer uma boa gestão financeira da empresa se tem dificuldades com todas essas obrigações, as quais impactam as finanças do empreendimento?

Ele provavelmente precisará contar com uma assessoria contábil para essas questões e muitas outras, evitando cometer erros financeiros que seriam bastante prejudiciais para o empreendimento.

Mas será que seu negócio está na mesma situação, ou seja, precisando de ajuda na área contábil? Após ler este texto, você não terá mais dúvidas se sim ou não.

Afinal, apresentaremos o que é assessoria contábil, as vantagens de contar com esse serviço, bem como alguns sinais de que seu negócio precisa contratar uma. Vamos lá?

O que é assessoria contábil?

Seguir um sistema de contabilidade é algo determinado por lei em nosso país, estando previsto no Art. 1.179 do Código Civil, que traz:

“O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.”

Ou seja, os donos de negócio precisam dar a devida importância ao setor de contabilidade de suas empresas não só visando aos lucros, mas em se manter regulamentados.

A assessoria contábil vem agir justamente nesse sentido. Trata-se do conjunto de serviços prestados por empresas contábeis a outras organizações.

Porém, engana-se quem pensa que uma assessoria contábil servirá apenas para auxiliar em práticas contábeis básicas, como auxiliar no balanço patrimonial ou pagamento de impostos. Esse serviço vai além.

Uma assessoria contábil, quando bem realizada, tem um papel extremamente estratégico. Isso porque ela gerencia o patrimônio financeiro das empresas e, com base nisso, consegue fornecer relatórios aos empreendedores.

A partir desses documentos, os donos de negócio conseguem ter insights para tomadas de decisão, já que a assessoria contábil faz a análise e interpretação dos dados financeiros do negócio.

Esses dois movimentos permitem que sejam encontrados pontos de melhoria ou de investimentos para que a gestão financeira da empresa seja realizada plenamente.

Ou seja, os gestores se veem muito mais embasados para tomar as melhores decisões relacionadas às finanças corporativas de seus negócios, o que certamente se traduz em ganhos.

Por fim, é importante ter em mente que os profissionais que prestam assessoria contábil não têm funções apenas na área contábil. Sua atuação perpassa também outros pontos de peso da gestão financeira do negócio, como as áreas fiscal, trabalhista e previdenciária.

Contar com uma ajuda desse nível profissional tanto para resolver questões burocráticas simples quanto para ter uma melhor visão das finanças parece ser uma ótima ideia, certo?

Para que você não tenha mais dúvidas de como uma assessoria contábil é benéfica para os negócios, continue a leitura para ver algumas vantagens desse serviço.

2019Maio29-KERUAK-campanha-CTA-DRE-semlogo-v1-1

Vantagens de contar com uma assessoria contábil

São muitos os benefícios que uma empresa ganha quando resolve contratar um serviço de assessoria contábil para ajudá-la no dia a dia. Veja alguns deles:

Ter automação em algumas tarefas

Já é sabido que a automação é uma aliada fundamental para negócios que querem agilidade, padronização de processos, entre outros. Uma assessoria contábil possui todas as ferramentas necessárias para trazer essa automação ao negócio.

Dispor de tempo para ações mais estratégicas

Esta vantagem é consequência da anterior. Ao delegar determinadas funções no negócio para uma assessoria contábil, os gestores financeiros ganham mais tempo para focar atividades estratégicas da empresa.

Ter suporte no controle e planejamento financeiro

Independentemente do porte da empresa, a assessoria contábil dá todo o suporte no controle financeiro do empreendimento, auxiliando inclusive a realizar o planejamento financeiro mais ideal ao momento do cliente.

Poder reduzir os gastos fiscais

Quando os gestores não têm muito conhecimento a respeito de contabilidade, acabam se equivocando ou então não sabendo maneiras de reduzir os gastos fiscais. Uma assessoria contábil certamente auxilia muito nesse sentido.

Contar com uma visão externa do negócio capacitada

Um dos grandes benefícios de terceirizar algumas atividades é contratar equipes altamente especializadas para a função. Com a assessoria contábil não é diferente: a empresa contratada sabe tudo sobre suas tarefas, fornecendo um olhar externo ao negócio que seja capacitado e assertivo.

Depois de todas essas vantagens, você pode estar se perguntando se sua empresa realmente precisa contar com o suporte desse tipo de serviço.

Então avance na leitura para ver quatro sinais que separamos de que um empreendimento necessita ter uma assessoria contábil.

É hora de contratar uma assessoria contábil?

Essa pergunta certamente é feita por muitos donos de negócio, principalmente depois de conhecerem as vantagens de contar com esse serviço. Por isso, separamos quatro sinais de que uma assessoria contábil é necessária.

1. Você deseja abrir um negócio

Este é o primeiro ponto em que leva empreendedores a pensar em contratar uma assessoria contábil. Afinal, são muitos os trâmites e as burocracias para abrir uma empresa.

Uma dúvida comum de surgir, por exemplo, é sobre o CNAE, que consiste em classificar corretamente a empresa, o que permite escolher o regime tributário correto. Uma assessoria nesse sentido é muito bem-vinda.

2. Sua empresa está pagando muitas multas

Às vezes, o dia a dia de um negócio é tão corrido que os gestores simplesmente pagam tudo o que pensam ser necessário ou então acabam atrasando alguns pagamentos, gerando multas.

Essa situação pode ser facilmente ajustada com uma assessoria contábil, que realizará e seguirá um planejamento para que o negócio não desperdice verbas com multas evitáveis.

3. A quantidade de impostos está prejudicando o lucro

O Brasil também tem uma má fama no meio empresarial com relação à quantidade de impostos que são cobrados por aqui.

É comum inclusive ouvirmos donos de negócio afirmarem que gastam o mesmo que um salário de determinado funcionário apenas pagando os impostos relativos a ele.

Mas será que há como enquadrar sua empresa em outro regime tributário, obedecendo à legislação e diminuindo os gastos com impostos? Uma assessoria contábil terá essa resposta – e a solução.

4. É o momento de fechar o negócio

O fechamento de empresas é frequente, seja por prejuízos/falência ou pela vontade dos empreendedores de mudarem o rumo de suas atividades.

Se esse é o seu caso, saiba que existem muitas questões a serem resolvidas antes de simplesmente dar baixa no CNPJ. Contar com uma ajuda profissional nesse momento será ótimo.Viu só como uma assessoria contábil pode fazer muito pela sua empresa? Então analise se vale a pena contratar uma e boa sorte! Aproveite também para aprofundar seus conhecimentos nessa área e saber mais sobre documentos fiscais em nosso artigo: Documentos fiscais: saiba quais uma empresa não pode deixar de ter.

2019Maio29-KERUAK-campanha-CTA-DRE-semlogo-v2