9 dicas de controle financeiro para PMEs

Você está buscando melhorar o controle financeiro do seu negócio?

9 dicas de controle financeiro para PMEs

O empreendedorismo no Brasil vem crescendo ao longo dos últimos anos, mas o controle financeiro ainda é uma dificuldade visível em diversas pequenas e médias empresas.

Muitas vezes, esse problema ocorre por conta da falta de planejamento e da inexperiência dos novos empreendedores com relação à gestão financeira.

Apesar do entusiasmo com a abertura de um novo negócio, diversos gestores demoram a tomar consciência sobre a necessidade de investimento em controle financeiro.

Sem dúvidas, quando essa demanda é atendida com um alto nível de dedicação e qualidade desde o início das atividades do negócio, a empresa ganha potencial para se desenvolver e conquistar estabilidade.

Pensando nisso, elaboramos uma lista de dicas para te ajudar a organizar o controle financeiro dentro do seu negócio. Veja nos tópicos seguintes.

Não há controle financeiro sem organização das receitas e despesas

Planejamento e organização são palavras-chave para a rotina de todo gestor que deseja fazer um bom trabalho e manter o controle financeiro de uma empresa.

Então, vamos começar pelo mais óbvio: não tem como fazer um controle financeiro detalhado se você não mantiver atualizadas todas as receitas e despesas.

Mas não basta registrar as entradas e saídas de recursos. É preciso analisá-las, entender os momentos em que elas acontecem e acrescentar estratégias e metas claras.

Esses procedimentos analíticos devem ser feitos periodicamente para garantir que o orçamento do negócio está cumprindo os objetivos esperados.

Assim, será possível estabelecer e cumprir um planejamento financeiro que traga segurança à empresa e permita sua consolidação.

Banco Inter

Você precisa acompanhar os lançamentos do fluxo de caixa

Essa dica tem tudo a ver com a anterior. As entradas e saídas do seu caixa precisam ser monitoradas de perto para que você entenda a dinâmica das movimentações financeiras da empresa.

Esse requisito do controle financeiro é especialmente importante para pequenas empresas, para que se possa desenvolver projeções de investimentos e promover cortes de gastos.

A partir desse monitoramento você pode organizar melhor as finanças, programando, por exemplo, a quitação de contas em momentos em que o caixa conta com as receitas necessárias.

Lembre-se de que o fluxo de caixa deve ser acompanhado e organizado no sentido de criar praticidade e transparência nas finanças empresariais.

Gerencie adequadamente o seu capital de giro

Se sua empresa não conta com um capital de giro, é hora de começar a se organizar para ter um, pois todo negócio precisa de uma mínima quantia em caixa para conseguir se desenvolver.

O capital de giro não deve ser usado para assumir riscos extras não calculados. Esta definitivamente não é a sua função e isso não favorece o controle financeiro empresarial.

Você precisa entender a dinâmica do capital de giro do seu negócio para administrá-lo da melhor maneira de acordo com o segmento de atuação do seu negócio.

Ou seja, o capital de giro deve ser aplicado com eficiência para que a empresa se posicione no mercado frente aos seus clientes, fornecedores, parceiros e investidores.

É preciso ter cautela com a possibilidade de empréstimos

Em um mundo ideal, a melhor atitude para não comprometer o seu controle financeiro seria nunca contrair um empréstimo, pois eles são concedidos mediante a cobrança de juros e pagar juros não é um desejo dos empreendedores.

Porém, sabemos que em determinadas situações os empréstimos são realmente importantes para colocar um novo projeto em prática ou para conseguir fôlego financeiro em momentos de crise.

Se este for o seu caso, o ideal é que você seja cauteloso, compare as possibilidades oferecidas por diferentes instituições financeiras e analise detalhadamente as condições de pagamento.

E-book:10 Atitudes Financeiras Que Farão Você Transformar o Seu Negócio

Dê especial atenção à taxa de juros cobrada e também às taxas de administração. Muitas vezes a contratação de empréstimos vem com taxas que o gestor inicialmente não conhecia.

Antes de assinar um contrato de empréstimo, você deve ter a certeza de que conseguirá quitar essa dívida.

Jamais misture as contas pessoais com as da empresa

Esta é uma regra básica, mas que muitos gestores deixam de seguir. Não importa se sua empresa é pequena ou se você tem poucas entradas e saídas. A empresa precisa ter uma conta só dela.

Contas pessoais e empresariais têm origens diferentes, não seguem a mesma estrutura e, portanto, não podem receber o mesmo tratamento administrativo.

Com uma conta bancária especialmente dedicada à empresa, você terá muito mais facilidade na captação e na utilização de recursos.

Essa organização favorece o controle financeiro e possibilita a criação de estratégias para a obtenção de uma maior margem de lucros.

Promova o monitoramento de todos os gastos

Mais do que acompanhar o fluxo de caixa, para conquistar e manter um controle financeiro de alto nível, você precisa monitorar absolutamente todos os gastos do negócio.

Esse monitoramento inclui as análises sobre o que mudou depois que você eliminou determinada despesa que considerou desnecessária a partir de suas primeiras observações.

A visão ao mesmo tempo ampla e detalhada de todos os gastos possibilita a observação da direção que o dinheiro da empresa está seguindo.

Nesse sentido, é possível reduzir custos e redirecionar as receitas para destinos que vão trazer retornos mais favoráveis.

Tenha um fundo de reserva

Certamente você se deparou com a necessidade de um gasto inesperado, seja enquanto gestor ou seja em suas finanças pessoais.

Esse tipo de situação não favorece o controle financeiro, mas muitas vezes é inevitável. Por isso, é importante que os caminhos financeiros percorridos pelo seu negócio permitam a geração de um acúmulo de capital.

Dessa forma, os imprevistos terão um impacto menor sobre a sua saúde financeira, já que será possível criar um fundo de reserva a ser utilizado nesses casos.

Você pode começar direcionando parte do lucro líquido do negócio para investimentos com baixo risco e alta liquidez.

Faça projeções de longo prazo

Um controle financeiro eficiente demanda um planejamento de longo prazo para a situação da empresa e do mercado em que ela se insere.

Daí a necessidade das projeções, que permitem um alinhamento entre os investimentos e o faturamento do negócio.

Assim, você deve conhecer o ciclo operacional das atividades da empresa e compreender as despesas existentes em cada etapa para que elas possam ser planejadas de acordo com o potencial de retorno.

Utilize a tecnologia a seu favor

Com o auxílio de ferramentas tecnológicas, como um bom software de gestão financeira, você otimiza várias tarefas da sua rotina e acompanha de perto as ações relacionadas ao controle financeiro.

Esses sistemas permitem a automação de diversas tarefas e a agilização do acesso às informações a serem acompanhadas.

A dinâmica do mercado na atualidade não permite mais que o controle financeiro seja feito a partir da montagem de planilhas.

Esse tipo de prática leva ao desperdício de tempo e induz aos erros constantes, enquanto com uma ferramenta de automação financeira você tem acesso a relatórios instantâneos.

Se você quer utilizar a tecnologia e a inovação como pilares da consolidação do seu negócio e da promoção do seu controle financeiro, leia também nosso artigo sobre gestão inteligente. Boa leitura!