Dívida empresarial: como ajustar o caixa e quitar as dívidas

Preocupar-se com uma dívida empresarial é uma rotina de muitos gestores atualmente, principalmente quando se pensa no cenário de crise que tem persistido ao redor do mundo.

Dívida empresarial

Preocupar-se com uma dívida empresarial é uma rotina de muitos gestores atualmente, principalmente quando se pensa no cenário de crise que tem persistido ao redor do mundo.

Muitas vezes, para manter a empresa aberta, o gestor precisa adquirir alguma dívidas, ou seja, fazer empréstimos.

Este é um processo bastante comum, mas é necessário ter planos para quitar esta dívida empresarial e retomar o crescimento do negócio.

Se este é o seu caso, o primeiro passo para ajustar o seu caixa e quitar a dívida é ter conhecimento sobre as circunstâncias de sua aquisição.

Em segundo lugar, é preciso conhecer a fundo as características desta dívida empresarial e criar uma estratégia para quitá-la.

Nos próximos tópicos, você vai encontrar um passo a passo que vai te ajudar a reorganizar as finanças do seu negócio e melhorar o seu desempenho.

Lembre-se de que contrair dívidas pode ser necessário em alguns momentos e não significa que a empresa não alcançou o sucesso em seus propósitos.

O que não pode ocorrer em momento algum, sobretudo quando se tem uma dívida empresarial significativa, é o descontrole das contas.

Dito isto, vamos aos passos que você precisa seguir para liquidar as dívidas o mais brevemente possível.

Reúna e analise todas as informações sobre a dívida empresarial

Para solucionar qualquer problema é importante conhecê-lo a fundo. Então, se o seu endividamento for múltiplo, comece listando todos os fornecedores a quem sua empresa deve.

Reúna também as informações sobre o montante referente à dívida empresarial e o percentual de juros que serão cobrados caso o pagamento atrase.

Quanto maior a taxa de juros mais fundamental será a priorização do pagamento da dívida empresarial o mais breve possível.

Quando você reúne e analisa todas as informações sobre o seu endividamento, fica mais fácil criar uma lista de prioridades para a resolução da questão.

Faça uma análise também das implicações que o adiamento da quitação da dívida empresarial pode causar.

Algumas situações de dívida podem ter reflexos diretos sobre as atividades necessárias ao funcionamento da empresa.

Teste agora Keruak - NF e Cobranças

Por exemplo, se sua empresa trabalha com o fornecimento de produtos, caso você tenha uma dívida tributária relacionada ao não pagamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), os produtos que você adquire de fornecedores de outros estados podem ficar retidos nos postos de fiscalização, atrapalhando toda a sua cadeia produtiva.

Este tipo de dívida, que tem consequências imediatas, normalmente é uma prioridade quando se faz um estudo sobre as informações envolvidas em uma dívida empresarial.

Compreenda as razões que levaram a empresa à situação de dívida empresarial

Além de buscar as informações sobre cada detalhe da dívida empresarial, sobretudo a taxa de juros, é preciso fazer uma retrospectiva para entender os motivos que levaram a empresa a se endividar.

Essas informações podem parecer pouco relevantes. Porém elas são fundamentais para evitar que dívidas antigas se perpetuem e que novas dívidas surjam.

Entre as causas mais frequentes do surgimento de uma dívida empresarial estão as seguintes:

  • Falta de planejamento ou planejamento inadequado, incluindo a ausência de fluxos de caixa e controles de contas a pagar e a receber;
  • Falta de organização no que diz respeito à separação entre o patrimônio do negócio e o patrimônio dos sócios;
  • Descontrole do capital de giro e falta de acompanhamento dos valores disponíveis;
  • Crise econômica e cenários como os de inflação e estagflação, com a retração da demanda e consequente necessidade de empréstimos para o pagamento de outra dívida empresarial.

Neste último caso, o gestor pode argumentar que o cenário desfavorável não tem a ver com a eficiência de suas tarefas.

Porém, mesmo assim, caso ele não redobre a atenção e se organize para quitar a dívida empresarial, o problema pode se tornar um ciclo vicioso mesmo após a superação da crise.

Elimine os gastos desnecessários

Ao chegar a esta etapa você estará consciente sobre o montante da dívida empresarial, as razões que a criaram, as taxas de juros e o prazo que você tem para quitá-la.

Agora é hora de tomar decisões práticas para conseguir acabar com a dívida sem prejudicar o funcionamento do seu negócio.

Nesse sentido, a redução de custos é o caminho mais óbvio. Identifique os gargalos que diminuem a lucratividade do seu negócio.

Para isso, você deve começar conferindo se há algum desperdício de matéria prima no processo produtivo ou até mesmo de produtos de consumo.

Tome também as medidas necessárias para evitar que os colaboradores apresentem queda na produtividade e identifique possíveis inadequações na logística de entrega dos seus produtos.

Você também pode promover a elisão fiscal e evitar o pagamento de tributos que não são realmente adequados ao segmento e ao tamanho da sua empresa. O planejamento tributário é um requisito essencial.

Promova a integração entre os setores do seu negócio

Essa etapa requer uma avaliação da estruturação dos seus processos e a promoção de mudanças que possibilitem a utilização mais eficiente dos recursos disponíveis.

Nesse sentido, é importante que diferentes áreas do negócio atuem de maneira conjunta, otimizando as tarefas e evitando o retrabalho.

Potencialize suas vendas

A lógica é bastante simples: para ter capital suficiente para quitar uma dívida empresarial, você precisa reduzir os custos e aumentar as vendas.

Já falamos anteriormente sobre a eliminação de custos desnecessários, agora é hora de pensar no que pode ser feito para incrementar as suas vendas.

Este é o momento de ser criativo e considerar estratégias que ainda não tinham sido adotadas.

Por exemplo, se você ainda não utilizava as plataformas de vendas virtuais, pode ser o momento de começar a usá-las.

O Guia Completo Para Atrair Investidores

Melhorar o atendimento e o suporte ao cliente são também estratégias muito eficientes para aumentar as vendas.

Pense também no oferecimento de produtos complementares com base nas aquisições já feitas pelos seus clientes.

Você também pode oferecer vantagens exclusivas para os clientes que indicarem a sua empresa aos amigos.

São muitos os recursos que podem ser utilizados com o objetivo de alavancar as vendas, mas a adoção de cada um deles depende da análise específica do que pode funcionar para a realidade do seu negócio.

Renegocie a dívida empresarial

Caso você tenha seguido todos os passos anteriores e ainda não tenha conseguido quitar a sua dívida empresarial, é hora de tentar renegociá-la.

Converse com o seu credor e busque as condições necessárias para que você consiga pagar o que deve.

Você pode propor um parcelamento da dívida, um adiamento do vencimento ou até o pagamento total com desconto.

É importante lembrar que a renegociação precisa ser favorável para as duas partes. Então, pode ser mais interessante para o credor receber o montante com algum desconto do que não recebê-lo.

No caso de adiamento dos prazos, fique muito atento à taxa de juros que será aplicada, pois ela pode acabar aumentando ainda mais o endividamento.

Se você ainda não entende a fundo as questões que envolvem os juros simples e compostos, recomendamos a leitura do artigo sobre o assunto, pois eles podem ser grandes vilões se o seu objetivo é liquidar uma dívida empresarial. Boa leitura e até a próxima!