Planejamento financeiro: como preparar sua empresa para 2022

Para que sua empresa obtenha sucesso em 2022, o primeiro passo é contar com um bom planejamento financeiro.

Planejamento financeiro: como preparar sua empresa para 2022

Diante da realidade pós-pandemia, da crise financeira internacional, da alta do dólar e de uma possível instauração de um cenário de estagflação, o planejamento financeiro da sua empresa para 2022 precisa ser muito bem organizado.

O planejamento é a palavra-chave para o sucesso de qualquer gestor, independente do segmento ou porte da empresa em que atua.

Ele se torna ainda mais relevante quando se fala especificamente de planejamento financeiro, já que a negligência nesse setor pode ter consequências catastróficas para o futuro da empresa.

O planejamento financeiro é um documento que integra o plano de negócios e aponta os caminhos a serem seguidos no sentido de tornar o empreendimento mais rentável e estabilizá-lo, consolidá-lo ou expandi-lo.

Nesse documento são explicitadas as ferramentas de controle às quais o gestor ou empreendedor pretende recorrer para garantir a saúde financeira do negócio e alcançar as metas estabelecidas.

Se entender a importância do planejamento financeiro é fundamental em qualquer situação, essa necessidade aumenta no atual cenário de crise e incertezas.

Isso significa que, se você ainda não começou a fazer o seu planejamento financeiro para 2022, é hora de colocar essa missão em prática.

Para te ajudar, elaboramos este artigo com os principais passos que você não pode deixar de seguir ao planejar as finanças do seu negócio para o próximo ano.

Veja nos tópicos seguintes.

Passo a passo do seu planejamento financeiro para 2022

Fazer o planejamento financeiro não é apenas descrever os seus planos generalizados para o negócio em um determinado período.

Há uma série de diretrizes que precisam ser seguidas para que, a partir desse planejamento financeiro minucioso, os gestores consigam tomar decisões estratégicas e manter o controle das finanças.

Nos subtópicos seguintes, você vai conferir os principais passos que você não pode deixar de lado ao fazer o seu planejamento financeiro para 2022.

Nas explicações de cada um deles, nós já consideramos o cenário atual e destacamos cuidados relevantes que se aplicam em um contexto de crise econômica.

É claro que você pode ser mais detalhista e acrescentar outras etapas que estejam ligadas à realidade específica do seu negócio ou até subdividir os passos listados para criar uma precisão ainda maior.

As adaptações podem e devem ser feitas. O seu principal objetivo é contar com um planejamento financeiro completamente adequado à realidade do seu negócio.

Mas tenha sempre as etapas listadas aqui em mente, para não se perder no planejamento e não torná-lo excessivamente complexo a ponto de não conseguir colocá-lo em prática.

Em resumo, o seu planejamento financeiro precisa ser detalhado o suficiente para que você e sua equipe não tenham dificuldades em entender as tarefas a serem desempenhadas, mas ele não pode te deixar perdido em subtópicos que tornam a tomada de decisões estratégicas morosa.

Dito isto, vamos ao passo a passo.

1 - Conheça e faça uma boa descrição da situação atual da empresa

Para saber onde você quer chegar e como chegar lá, é preciso partir de onde você está atualmente.

As metas não podem ser estabelecidas se você não tiver a real noção de qual é a situação financeira atual da sua empresa e quais caminhos ela percorreu ao longo dos últimos anos.

E-book:10 Atitudes Financeiras Que Farão Você Transformar o Seu Negócio

A análise do cenário atual, tanto no que diz respeito às finanças internas quanto à economia do país e da sua região, é a base da estruturação do planejamento financeiro.

Portanto, avalie o seu tempo de mercado e a trajetória da sua atuação, além das soluções em produtos ou serviços que sua empresa está fornecendo.

Veja quais são os aspectos positivos e negativos da situação da sua empresa atualmente, saiba com clareza qual é o seu público-alvo e como andam as suas estratégias de comunicação.

Em resumo, você precisa traçar o perfil atual da sua empresa, considerando todos os aspectos internos e externos que podem impactar sua atuação.

Mapeie todos os seus ativos e passivos, faça o balanço patrimonial e tenha em mãos todos os documentos financeiros do negócio.

Assim, você terá um panorama do seu negócio a partir do qual o planejamento financeiro será elaborado.

2 - Documente todas as informações relevantes

A organização é uma palavra-chave que deve caminhar ao lado do planejamento no cotidiano de todo bom gestor.

Nesse sentido, você deve documentar todas as informações relevantes para o desempenho do seu negócio e organizá-las de maneira inteligível.

Ainda vamos falar neste artigo sobre como um software de gestão financeira pode te ajudar nesta e em outras missões.

Mas, agora, queremos nos ater à importância de contar com essas informações concentradas em um só local e organizadas de forma que não seja difícil acessar um dado específico.

Muitos gestores pulam esta etapa do planejamento financeiro por considerarem demorada e difícil de ser cumprida.

Porém, depois dessa documentação, as demais tarefas se tornarão mais simples e a tomada de decisões estratégicas será cada vez mais assertiva.

Entre as informações que você deve reunir, alguns destaques são os dados sobre os custos recorrentes e extraordinários do negócio, bem como aqueles ligados a novos investimentos que você precisa fazer para atingir seus objetivos.

Você também precisa documentar todas as informações relativas ao seu faturamento para que seja possível estabelecer metas com base nesses dados para o ano de 2022.

Reúna também as informações sobre vendas e possíveis sazonalidades, considerando as fontes de receita, os canais de distribuição e o seu modelo de precificação.

Você também precisa ter à mão os demonstrativos contábeis para compreender a situação financeira do seu negócio nos últimos períodos e traçar objetivos para o período seguinte.

3 - Considere diferentes possibilidades

Se as coisas não saírem como você previu ou planejou, o que deve ser feito? Ter um plano B também é uma obrigação do gestor e ele deve estar expresso em seu planejamento financeiro.

Aliás, você precisa não apenas ter um plano B, mas considerar diversas situações que podem se concretizar ao longo do próximo ano.

O cenário é de incertezas, mesmo que você acompanhe as previsões dos economistas mais especializados e tenha a real noção sobre o crescimento ou queda da demanda pelas soluções que a sua empresa oferece.

Então, trabalhe em seu planejamento com diversos contextos e ações para não ser pego desprevenido diante de uma situação que não integrava originalmente os seus planos.

Isso vale tanto para as ameaças quanto para as oportunidades. Você precisa estar preparado para alterar suas decisões iniciais de modo a aproveitar uma situação positiva ou evitar uma consequência negativa.

Por isso, ao elaborar o planejamento financeiro para 2022, considere tanto a possibilidade de um cenário de crise quanto a de aumento das demandas.

4 - Tenha um plano de ação

Após a reunião das informações anteriormente citadas, você estará munido para criar um plano de ação estratégica factível.

Esta etapa é o ápice do seu planejamento financeiro e deve ser executada cautelosamente tendo como princípios os objetivos que você deseja alcançar.

Os seus objetivos devem ser traçados dentro de uma estratégia adequada ao cenário no qual a empresa se insere e às possibilidades de obtenção de sucesso.

Definidos os objetivos, é hora de pensar em ações específicas para o alcance de cada um deles ao longo de 2022.

Nova call to action

É importante também criar um cronograma realista para a colocação dessas ações em prática e dividi-las adequadamente de acordo com as habilidades dos membros da sua equipe.

O cronograma deve considerar o ano de 2022 e uma divisão em períodos, que podem ser meses, trimestres ou semestres, de acordo com a adequação para o seu negócio.

Crie um plano de avaliação dos resultados obtidos e considere possíveis necessidades de mudanças nas ações para estar preparado para diferentes cenários.

5 - Seja cauteloso na precificação das suas soluções

A precificação é uma tarefa difícil apontada por muitos gestores como um grande desafio, porque os custos e a porcentagem de lucros não são as únicas variáveis envolvidas nesta missão.

Para estabelecer preços adequados para os seus produtos ou serviços, você precisa fazer, além de uma boa análise dos custos de produção, um estudo detalhado do mercado.

Obviamente, o preço definido deve ser capaz de arcar com todos os gastos para que a empresa cresça de forma sustentável.

Se isso não for possível, você deve reavaliar todos os processos utilizados e trabalhar na redução de custos e na conquista de maior valor agregado para as soluções oferecidas.

Existem casos em que, mesmo trabalhando com uma margem de lucros baixa, a empresa não consegue competir com a concorrência.

Nesses casos, a concorrência tem acesso a recursos de redução de custos aos quais a sua empresa ainda não recorreu. Por isso a análise de mercado é tão importante. Com ela, você pode detectar inclusive a viabilidade do seu negócio.

6 - Não abra mão do controle financeiro

Como gestor atento e eficiente, você não pode perder o controle das finanças do seu negócio em momento algum, sobretudo em um momento de incertezas.

Então, é importante controlar diariamente todos os aspectos financeiros do seu negócio, incluindo todas as entradas e saídas financeiras.

Esse controle vai te ajudar, por exemplo, a identificar sazonalidades, além de erros e acertos cometidos por você e por seus colaboradores.

Se os dados são múltiplos e você não consegue tempo para dedicar a esta tarefa, você pode contar com a ajuda de um contador ou utilizar um software de gestão financeira.

O importante é não abrir mão desse controle periódico. Só com ele você vai conseguir atingir suas metas e redefinir estratégias quando necessário.

Quando o controle financeiro empresarial está em dia, um eventual problema pode ser solucionado rapidamente com base em uma decisão assertiva.

7 - Defina metas realistas

Seu planejamento financeiro precisa contar com metas realistas. É natural, após uma crise ou em um cenário pessimista, que o gestor deseje “recuperar o tempo perdido”.

Mas se as perspectivas para o seu segmento de negócios não são de grande crescimento, não vai adiantar estabelecer metas pretensiosas.

Por isso, os dados prévios e a análise de mercado são tão importantes. Suas metas precisam considerar o que é realmente alcançável para o seu negócio em termos financeiros.

Se você conseguir resultados melhores que os previstos, será ótimo. Mas tome cuidado com as previsões demasiadamente otimistas.

Por outro lado, não adianta estabelecer metas que não oferecem nenhum desafio e que para serem alcançadas não exigem esforço algum.

Então, ao estabelecer as metas, tenha em mente resultados desafiadores, porém factíveis que você deseja para o seu negócio no ano de 2022.

8 - Coloque as estratégias traçadas em prática

Como vimos, o planejamento é fundamental, mas ele precisa ser colocado em prática. Não adianta dedicar grande parte do seu tempo ao planejamento financeiro se você não transformar as estratégias em ações.

A importância do planejamento está diretamente ligada à sua exequibilidade. Se as ações presentes no planejamento não são executadas, não adiantou nada planejar.

Portanto, você precisa de processos internos bem definidos e eficientes e de uma equipe qualificada e motivada.

O gestor deve estar atento a cada passo da execução das estratégias para verificar sua correta aplicação bem como sua eficácia.

Caso algo não funcione como o previsto ou apresente um potencial melhor do que o esperado já nos primeiros meses de 2022, é perfeitamente possível fazer adequações.

Assim, é importante também explicitar no planejamento financeiro um cronograma das ações a serem executadas ao longo do ano.

Dessa forma, será mais fácil fazer as adequações necessárias sem interromper o andamento das demais tarefas.

Teste agora Keruak - Relatórios

9 - Avalie os resultados do planejamento financeiro e faça ajustes

Os resultados do seu planejamento financeiro e da aplicação das ações estratégicas traçadas devem ser avaliados periodicamente.

Quando uma situação negativa é detectada, ela se repetirá enquanto o gestor não realizar os ajustes necessários nas ações.

Ao fazer o planejamento financeiro para 2022, você não precisa esperar o fim do próximo ano para corrigir as estratégias ineficazes.

A avaliação dos resultados pode ser feita já nos primeiros meses de execução do planejamento financeiro a partir de uma comparação entre o que foi previsto e os resultados obtidos na prática.

Se uma ação está obtendo excelentes resultados, ótimo. Você acertou em cheio no planejamento financeiro.

Mas se determinada estratégia falhou, é preciso corrigi-la imediatamente. Não aguarde até o momento de fazer o próximo planejamento financeiro.

10 - Utilize um software de gestão financeira

É claro que estabelecer e executar um planejamento financeiro não é uma tarefa simples. Você pôde ver quantas variáveis esta tarefa envolve ao longo da leitura dos tópicos anteriores.

Mas a boa notícia é que você pode contar com a tecnologia para te ajudar. Um software de gestão financeira é uma ferramenta fundamental para reunir dados e gerar relatórios, entre diversas outras tarefas.

Com esta ferramenta, você mantém seus dados financeiros acessíveis e organizados e controla todas as suas entradas e saídas financeiras.

O software também conta com recursos para emitir notas fiscais e boletos e controlar o seu estoque, otimizando muito o seu tempo.

Assim suas decisões serão mais assertivas, baseadas em informações concretas, e seus objetivos serão mais facilmente alcançados.

Para saber mais sobre esse tipo de ferramenta que vai te ajudar muito em seu planejamento financeiro para 2022, leia Software de Gestão Financeira: 9 dicas para escolher o seu. Boa leitura!