Sistema de Gestão Financeira: como encontrar o melhor para você

Se você está em busca de um bom sistema de gestão financeira para aprimorar o gerenciamento do seu negócio, sua escolha deve ser criteriosa.

Sistema de Gestão Financeira: como encontrar o melhor para você

Se você está em busca de um bom sistema de gestão financeira para aprimorar o gerenciamento do seu negócio e organizar os processos internos, sua escolha deve ser criteriosa.

Existem muitas opções de softwares no mercado, com diferentes propostas e funcionalidades e por isso é tão importante considerar as necessidades do seu negócio quando for fazer essa escolha.

É claro que existem algumas funções essenciais que vão fazer toda a diferença na otimização da sua gestão e será muito mais fácil se elas estiverem presentes em apenas um sistema.

E você pode utilizar essas funcionalidades como critérios para escolher um bom sistema de gestão financeira para o seu negócio.

Nos próximos tópicos, vamos listar alguns requisitos que você deve considerar ao procurar o melhor sistema para a sua gestão.

Continue a leitura!

Funcionalidades de um sistema de gestão financeira eficiente

Um bom sistema de gestão financeira precisa ser eficaz no planejamento e no controle das rotinas relacionadas às finanças do seu negócio.

Alguns sistemas abrangem apenas funcionalidades básicas e isso leva os gestores a precisarem de ferramentas complementares que podem não se integrar.

Essa situação pode culminar em erros e tornar os processos internos demorados e ineficazes.

Então, o primeiro passo para fazer uma boa escolha de sistema de gestão financeira, é listar as funcionalidades das quais o seu negócio necessita e buscar por uma opção que abarque todas elas.

Vamos falar em seguida sobre as funcionalidades mais essenciais para empresas de diferentes segmentos.

Nova call to action

Emissão de notas fiscais

Como as notas fiscais eletrônicas registram todos os serviços executados ou produtos vendidos, elas ajudam no controle do faturamento da empresa.

Por isso, é fundamental que o seu sistema de gestão financeira conte com a funcionalidade de emissão de notas fiscais para que você acompanhe o faturamento de perto.

Analisar o faturamento a partir das notas fiscais torna todo o processo mais rápido e simplificado, além das análises tornarem-se mais precisas.

Isso impacta diretamente diversas decisões a serem tomadas, que vão desde a aquisição de novos produtos ou suprimentos até a gestão do relacionamento com o cliente.

Um detalhe importante que você deve verificar ao escolher o sistema que irá implementar é se ele possui integração com o sistema de emissão de notas fiscais do seu município.

E, se você acredita que esta não é uma função essencial do sistema, pois é possível emitir as notas pelo sistema da própria prefeitura, lembre-se do que falamos anteriormente sobre unir em um mesmo sistema diversas funcionalidades que vão otimizar a sua gestão.

Um sistema de gestão financeira que possui o emissor de notas fiscais pode extrair dados destas notas para elaborar relatórios que vão poupar tempo e respaldar boas decisões.

Além disso, todos os dados das notas estarão disponíveis para análises comparativas e poderão ser acessados com apenas alguns cliques.

Gestão de contratos

É importante também que o seu sistema de gestão financeira auxilie em sua gestão de contratos.

A expectativa é justamente a concentração de todos os documentos relacionados direta ou indiretamente às finanças do negócio em um único lugar. E os contratos são essenciais neste contexto.

Nos contratos estão contidas informações importantes que podem respaldar a elaboração de diversos relatórios e documentos, como os dados de faturamento, pagamentos, serviços e produtos.

Então, ao pesquisar as diferentes opções de sistema de gestão financeira, veja se são citadas funcionalidades ligadas à gestão de contratos e se é possível emitir relatórios com dados extraídos destes documentos.

Controle de fluxo de caixa

Como tem sido feito o seu controle de fluxo de caixa? Se você utiliza planilhas de Excel, é hora de entender que esta prática já é considerada obsoleta.

Com tantos recursos tecnológicos aprimorados, não há razão para salvar as suas informações de fluxo de caixa em arquivos que podem apresentar erros e tornar o processo moroso.

A otimização do tempo é um dos principais diferenciais do sistema de gestão financeira e, com o mercado cada vez mais concorrido, o gestor realmente não tem tempo a perder.

Nesse contexto, ao escolher o seu sistema de gestão financeira, certifique-se de que ele oferece a funcionalidade de controle de fluxo de caixa, que vai possibilitar que você concentre sua atenção nos resultados do negócio.

Isso acontece porque esta funcionalidade agiliza a obtenção de relatórios gerenciais, acompanhamentos de receitas e despesas e balancetes.

Além disso, o sistema de gestão financeira vai mostrar também todas as suas obrigações financeiras e as estimativas de entrada de novos recursos, para que você consiga cumprir todos os compromissos no devido tempo.

Teste agora Keruak - Relatórios

Gestão de estoque

Sim, o seu estoque tem tudo a ver com a sua gestão financeira e você depende de diversas informações sobre as entradas e saídas de produtos para tomar suas decisões.

Isso significa que a gestão financeira e a gestão de estoque não precisam ser controladas a partir de plataformas diferentes.

Existem boas opções de sistemas de gestão financeira que possuem funcionalidades relacionadas ao estoque e este deve ser um dos critérios da sua escolha.

A gestão de estoque inclui os relatórios ligados à disponibilidade e ao quantitativo de produtos, mas também considera os custos de armazenagem e de transporte das mercadorias.

E todas essas variáveis podem ser controladas e analisadas a partir do seu sistema de gestão financeira.

Emissão de relatórios

A centralização das informações financeiras em uma única plataforma tem o poder de otimizar e facilitar as análises da gestão.

Nesse sentido, com todas essas informações disponíveis, é fundamental que o seu sistema de gestão financeira possibilite a emissão de relatórios personalizados de acordo com as necessidades do seu negócio.

Existem diversas ferramentas, como o Keruak, que emitem relatórios completos instantaneamente, permitindo que o gestor parta direto para a análise sem perder tempo com a elaboração do documento.

Com esta funcionalidade, você consegue tomar decisões mais assertivas e avaliar os resultados do negócio.

Integração com outras ferramentas

Focando na ideia de centralizar e integrar todas as informações financeiras do seu negócio, também é importante que o sistema de gestão financeira tenha integrações com outras ferramentas essenciais em sua rotina.

Certamente você utiliza o aplicativo do banco detentor das contas do seu negócio e também algum aplicativo de troca de mensagens, como WhatsApp.

Então verifique a disponibilidade de integrações do software que você pretende utilizar antes de tomar a sua decisão.

Conheça o Keruak

O Keruak é um software de gestão financeira para pequenas e médias empresas que conta com todas as funcionalidades citadas ao longo deste artigo.

Com clientes muito satisfeitos e uma cultura focada nas pessoas, a ferramenta é uma excelente opção que pode se enquadrar nas necessidades do seu negócio.

E o melhor é que, antes de tomar sua decisão, você pode fazer um teste gratuito para conferir na prática a usabilidade e as funcionalidades do sistema.

Se o que você deseja é um excelente sistema de gestão financeira, cadastre-se para experimentar gratuitamente o Keruak e se surpreenda. Até o próximo artigo!