Consultoria Financeira: como saber se minha empresa precisa

Você já pensou em utilizar um serviço de consultoria financeira? Sua empresa pode ser muito favorecida por esta prática. Entenda melhor o assunto acessando nosso blog.

Consultoria Financeira: como saber se minha empresa precisa

Você já pensou em utilizar um serviço de consultoria financeira? Sua empresa pode ser muito favorecida por esta prática.

Neste artigo, vamos explicar o que é consultoria financeira e te ajudar a descobrir se o seu negócio precisa dela. Veja nos tópicos seguintes.

O que é consultoria financeira?

A consultoria financeira é um serviço que pode ser oferecido tanto para pessoas físicas quanto para empresas com o objetivo de propor ou melhorar as estratégias e soluções utilizadas para alcançar determinado objetivo ou meta financeira.

A partir da consultoria financeira é possível organizar melhor as finanças de um negócio e promover análises precisas para a melhor tomada de decisões.

Na prática, o serviço é uma análise da situação financeira da empresa em relação ao patamar que os gestores pretendem alcançar.

Uma empresa que oferece esse tipo de consultoria costuma contar com profissionais de diversas áreas para que a análise seja completa e criteriosa.

Assim, será possível traçar um caminho a ser seguido para alcançar cada meta financeira ou de investimentos estipulada de acordo com a realidade da empresa.

É importante conhecer a empresa de consultoria antes da contratação e ter a certeza de que os procedimentos adotados por ela se alinham com os objetivos do seu negócio.

É fundamental também que não haja conflitos de interesse para garantir que as soluções propostas sejam realmente as melhores.

Nem sempre precisar de uma consultoria financeira é um sinal de que sua empresa não vai bem nesta área. Empresas muito promissoras têm utilizado este serviço para melhorar ainda mais seu desempenho.

Isso acontece porque cada vez mais o planejamento financeiro ganha destaque entre os requisitos que uma empresa precisa seguir para obter bons resultados.

E a consultoria financeira é um ótimo recurso para contar com um planejamento eficiente, já que o termo “consultoria” significa “recebimento de conselhos”.

Ou seja, ao contratar uma consultoria financeira, um time de especialistas vai te orientar, a partir das devidas análises dos dados do seu negócio, sobre os melhores caminhos a seguir.

Portanto, os consultores financeiros vão obter um diagnóstico dos problemas do contratante, propor soluções e ajudar na implementação do projeto de alavancagem dos resultados.

O Guia Completo Para Atrair Investidores

Nesse contexto, os dados são muito importantes e precisam ser precisos e claros, pois é a partir deles que os consultores poderão chegar a um diagnóstico.

Esse diagnóstico é o primeiro passo para elaboração de um planejamento financeiro, sem o qual é praticamente impossível alcançar metas.

A contratação da consultoria financeira pode promover grandes mudanças na maneira como você administra seus negócios.

Você pode, por exemplo, fazer investimentos muito melhores, otimizar seus recursos e aumentar sua rentabilidade.

Tudo isso a partir da compreensão dos rumos que a empresa está tomando e de sua possível alteração quando for necessário.

Algumas empresas baseiam suas análises em indicadores financeiros específicos como as comparações dos fluxos de caixa ao longo do tempo.

Mas, para ter a certeza de que a lucratividade está sendo satisfatória, é importante fazer análises mais completas e abrangentes.

Essas análises serão proporcionadas por um bom serviço de consultoria financeira, mas também é importante que os próprios colaboradores da empresa estejam envolvidos no processo.

Esse envolvimento passa pelo fornecimento dos dados adequados, a participação em entrevistas diagnósticas e a colaboração com a implementação das soluções propostas.

Como a consultoria financeira pode ajudar seu negócio?

Veja abaixo alguns assuntos e áreas nos quais a sua empresa pode ser beneficiada ao contratar uma consultoria financeira.

  • Diagnóstico financeiro: ajuda o gestor a compreender fatores que já ocorreram dentro das finanças empresariais a partir da análise de custos, lucros e fluxo de caixa;
  • Planejamento financeiro: proporciona o estabelecimento de planos para o futuro no que diz respeito às finanças a partir do diagnóstico e de dados como as previsões de vendas;
  • Gestão financeira: objetiva a melhoria dos processos financeiros cotidianos através das melhores ferramentas de análise dos indicadores financeiros;
  • Gestão de custos: analisa o comportamento dos custos da empresa para reduzir práticas sem eficiência e melhorar a gestão;
  • Formação de preço: considera custos, margem de contribuição e mercado para identificar o melhor preço de venda de um produto ou serviço;
  • Valuation: ajuda a definir o valor financeiro da empresa com base em sua capacidade de gerar caixa no futuro;
  • Análise de viabilidade financeira: a partir do cenário instaurado, promove a análise de riscos de possíveis novos investimentos;
  • Auditoria: promove a revisão de demonstrações financeiras e dos registros das transações da empresa.

Como saber se sua empresa precisa de uma consultoria financeira?

Vamos ver agora quais são os principais sinais de que sua empresa pode estar precisando de uma consultoria financeira. Veja algumas possíveis situações a seguir:

A empresa passa por dificuldades financeiras

Certamente entre todos os sinais de que é hora de contratar uma consultoria financeira este é o mais alarmante.

Quando uma crise financeira é detectada, há uma urgência maior em compreender a situação e encontrar uma forma de sair dela.

Então, fique atento se seu faturamento estiver caindo progressivamente e significativamente e se os custos estiverem crescendo com frequência.

Estes dois fatores são muito preocupantes para os gestores, sobretudo se eles não conseguem detectar a origem do problema.

Em tempos de crise financeira mundial, a situação pode se agravar rapidamente e é preciso seguir uma boa estratégia o quanto antes.

A empresa de consultoria que você vai contratar certamente já ajudou outros gestores que viveram situações semelhantes.

Dessa forma, o diagnóstico será mais rápido e preciso, com a detecção dos pontos que precisam ser melhorados para potencializar o desempenho do negócio.

A empresa não conta com processos bem definidos

Processos indefinidos criam muitas dúvidas entre os colaboradores, já que as tarefas se tornam mais complexas e burocráticas.

Assim, a consultoria financeira vai ajudar no alinhamento entre recursos e setores envolvidos nos diferentes processos, melhorando a produtividade.

A empresa não está bem estruturada

Uma boa estrutura organizacional requer a definição de uma hierarquia e organização das responsabilidades.

Isso é fundamental para que se consiga organizar um planejamento orçamentário eficiente e, consequentemente, atingir as metas almejadas.

A consultoria financeira, nesse caso, vai ajudar o gestor a focar sempre em assuntos e comportamentos estratégicos, evitando a perda de tempo com questões que podem ser delegadas.

A empresa ainda não implementou uma gestão financeira profissional

Isso acontece muito com pequenas empresas que crescem rapidamente e acabam tendo dificuldades na gestão após o crescimento.

O problema-chave é a falta de metodologia e de padronização dos processos e procedimentos.

A gestão financeira empresarial é um grande desafio, a começar pela compreensão do faturamento do negócio.

Teste agora Keruak - Gerencie Contratos

Isso não significa que o gestor e o empreendedor não possam ser a mesma pessoa, mas é necessário preparo técnico e estratégico para cuidar das finanças de uma empresa.

Além disso, é preciso manter o foco na gestão e, muitas vezes, o acúmulo de funções não permite a dedicação necessária a este tópico específico.

A consultoria financeira pode representar uma virada de chave nesses casos, pois auxilia na implementação de uma gestão mais especializada e também de sistemas adequados de gerenciamento.

A empresa não tem um planejamento orçamentário

Planejamento é a palavra chave para que um gestor cumpra suas tarefas e metas. E ele é ainda mais importante quando se fala em orçamento e finanças.

O planejamento orçamentário é uma ferramenta fundamental nesse sentido, bem como o acompanhamento minucioso das entradas e saídas com a definição dos valores que podem ser gastos de acordo com o orçamento.

A ausência de um planejamento orçamentário pode elevar os custos de um negócio e diminuir a lucratividade sem que o gestor perceba imediatamente.

Nesse caso, se o gestor não consegue fazer um bom planejamento por qualquer que seja a razão, é hora de procurar ajuda especializada.

Uma das ferramentas importantes na composição de um bom planejamento orçamentário é a receita previsível, que evita as surpresas negativas nas finanças empresariais.

A receita previsível corresponde à previsão de quanto uma empresa pode faturar em um determinado intervalo de tempo.

Trata-se de um importante cálculo cuja análise pode ser facilitada a partir da ajuda de uma consultoria financeira. Para saber mais, leia: Receita previsível: conheça essa máquina de vendas.